• Revista Erga Omnes
Notícias

Participantes de curso conhecem sala de depoimento especial de menores na EMAB


Atualizado em 03/09/2019 15:09:46

Alunos do Curso de Capacitação em Técnicas para Entrevista Investigativa com Crianças e Adolescentes no Contexto do Depoimento Especial, da Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia, participaram de aula prática, no dia 14 de agosto, na Escola de Magistrados da Bahia (EMAB). Eles conhecerem a estrutura e o funcionamento do laboratório de prática de depoimento especial de menores.

O professor e psicólogo William Cecconello, mestre em Psicologia, com ênfase em cognição humana, avaliou o espaço como muito positivo. “O ideal, quando se faz um treinamento, é que os participantes se aproximem o máximo da realidade. A sala de depoimento especial da Emab se aproxima e somou muito no treinamento. Aproveito para elogiar toda a equipe da escola, que nos deu suporte em todo o trabalho. Foi muito gratificante”, afirmou.

A professora Lílian Milnitsky, Ph.D em psicologia cognitiva, destacou que a capacitação mostra os desafios para a oitiva de crianças e adolescentes, além de trabalhar com outras temáticas como técnicas problemáticas para a oitiva de crianças; técnicas científicas para obtenção de testemunho infantil e o depoimento especial; e a atuação do magistrado durante o depoimento especial. “A realização de uma simulação em um espaço tão bem equipado foi fundamental para uma vivência o mais real possível”, destacou.

O curso é direcionado para servidores que atuarão como facilitadores/entrevistadores na capital e comarcas do interior do estado. Participam da capacitação Servidores das Comarcas de Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas e Juazeiro.

A ação formativa desenvolvida pela Unicorp, sob a coordenação pedagógica da Juíza Rita Ramos, e idealizada pela Desembargadora Soraya Moradillo, Coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia, busca atender as exigências da Lei n. 13.431/2017, com o treinamento de profissionais para a coleta do depoimento especial no TJBA. A formação tem carga horária total de 44 horas.

 

 

 


EMAB - Rua Arquimedes Gonçalves, nº 212
Jardim Baiano. Salvador - BA.
Tel. 71 3321-0844 / 3321-1541