• Publicações
Notícias

Encontro Fonamec discute Justiça Restaurativa dias 5 e 6 em Salvador


Atualizado em 02/10/2017 17:40:39

 

Continuam abertas as inscrições para o Encontro Fonamec, que acontece nos próximos dias 5 e 6 de outubro próximos na sede da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp). O evento, voltado para profissionais da área de direito, busca informar a respeito do exercício da Justiça Restaurativa, através de fundamentação teórica adequada. Os interessados em participar devem realizar a inscrição através do site do evento. As vagas são limitadas. 

Criado em 12 de dezembro de 2014, durante o Encontro Nacional de Núcleos de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) naquele ano, o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec) procura implementar a mediação e a conciliação no país, fomentando a cultura da paz, com a apresentação e discussão de propostas voltadas para a resolução pacífica de conflitos.

A mesa de abertura do evento contará com as presenças da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago; do presidente do Fonamec, desembargador César Felipe Cury (do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro); da presidente do Comitê Gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau do TJBA, desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, e da Coordenadora NUPEMEC-TJBA e assessora Especial da Presidência do TJBA para Assuntos Institucionais, Juíza Marielza Brandão Franco.

A Justiça Restaurativa consiste em um processo colaborativo voltado para resolução de um conflito, que envolve uma maior participação do infrator e da vítima. Com o auxílio de um mediador, as partes envolvidas se reúnem com o objetivo de buscar um acordo que evite a judicialização. Além disso, a justiça restaurativa procura solucionar as dimensões emocionais do conflito, indo muito além da punição.

Além dos nomes já citados, o ciclo de palestras e debates sobre a temática do fórum também conta com a presença do pós-doutor em Direito, Ricardo Maurício Freire Soares; o professor de Direito Penal, André Ribeiro Giamberardino; os juízes André Felipe Gomma (BA) e Paulo Roberto Fonseca Barbosa (SE), dentre outros. (Com informações do TJBA)

Para se inscrever clique AQUI

Veja a programação AQUI


Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950