• Publicações
Notícias

AMAB apoia evento no TJBA em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência


Atualizado em 07/08/2018 17:42:20

A Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) estará presente nas comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A entidade vai apoiar o evento “A Arte como Ferramenta de Inclusão”, que acontece entre os dias 27 e 31 de agosto, na Praça de Serviços do edifício-sede do Tribunal de Justiça (TJBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A ação, organizada pela ONG Nicho Down Bahia e pela Comissão Permanente de Acessibilidade de Inclusão do TJBA, reunirá diversas entidades, que participarão de atividades como apresentações musicais, feira de artes, dança, teatro e exposição de fotos.

O objetivo da ação é evidenciar as habilidades e a capacidade de pessoas com deficiência, além de promover a inclusão social por meio da arte. O projeto da ONG Nicho Down Bahia foi apresentado em um shopping da capital baiana em abril. Devido à relevância da iniciativa, a Juíza Cláudia Panetta sugeriu a ideia à Comissão, presidida pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, para montar o evento na sede do Tribunal.

TALENTOS

Artistas com diferentes deficiências, integrantes de várias instituições da capital baiana, apresentam seus talentos. O evento contará com apresentações dos Cantores Vivian de Assis, Luisa Hage e Mateus Tourinho; da Escritora Ellyse Matos; e da Atriz Débora Gil. Também haverá uma roda de conversa sobre o tema do evento, mediada por Jaime Córdova, da Nicho Down; Mari Fuso, designer; e Cezar Leite, médico e pai de autista.

Haverá apresentações de grupos musicais, dança e teatro de instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Via Ponte e Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA). Livros infantis podem ser conferidos e adquiridos, como “Nina”, que mostra a vida de uma menina com microcefalia; além de “O Fantástico Mundo Autista” e “Ver-se, mover-se e comover-se”, de Ellyse Matos.

FEIRA

A feira de artes terá pinturas, esculturas, bonecas, porta-retratos, doces e salgados, entre outros itens, e conta com a participação de entidades como: Instituto de Cegos da Bahia, ONG Abraço à Microcefalia, Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia (Apada), Associação Baiana de Distrofia Muscular (ABDM), Amor de Pano, DislexBahia, Projeto Mães Autismo, Centro de Valorização da Vida (CVV), Mão Amiga, Via Ponte, Associação de Apoio a Familiares, Amigos e Pessoas Portadoras de Transtornos Mentais (Afatom), Carla Franco e Associação Pais de Anjos da Bahia.

“O evento não visa a promover somente a inclusão, mas pretende mostrar à sociedade a capacidade desses artistas. Todos os participantes têm talento para serem, fazerem e realizarem seus sonhos e objetivos”, afirmou Jaime Córdova.


Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950