• Publicações
Notícias

AMAB Itinerante reuniu magistrados do Extremo Sul do estado


Atualizado em 13/06/2019 17:57:26

Magistrados do Extremo Sul do estado participaram, nesta última quinta-feira (13), de mais uma edição do projeto Amab Itinerante. Desta vez, foram dois encontros, nos municípios de Eunápolis, no período da manhã, e em Porto Seguro, à tarde, nos fóruns nas respectivas cidades. Com a presença da presidente da Associação, Elbia Araújo, os juízes da região discutiram diversos assuntos de interesse da magistratura e em prol de uma melhor prestação jurisdicional.

Ao abrir os encontros, a presidente da AMAB falou da grande demanda junto à entidade e explicou os objetivos do projeto, que visa ouvir e discutir com os magistrados do interior pleitos da magistratura, além de apresentarem sugestões. Elbia Araújo destacou a necessidade de a Associação se interiorizar cada vez mais, e falou de outras iniciativas neste sentido, como a disponibilidade de aulas e palestras através de vídeos.

Em Eunápolis, os magistrados discutiram com a presidente da AMAB assuntos como requerimentos que solicitam o benefício do auxílio saúde, majoração do percentual da substituição, criação do cargo de assistente de magistrado, segurança de juízes, resolução sobre acesso a gabinetes e cartórios, além das ações em torno da reforma da Previdência. Participaram os juízes Némora Janssen, Heitor Awi Attayde, Henrique Laraia, Wilson Nunes, Roberto Freitas Jr, Afrânio de Andrade Filho e Otaviano Andrade Sobrinho.

Os juízes Heitor Awi Attayde, diretor de Interiorização da AMAB, e Henrique Laraia, diretor do Fórum de Eunápolis, falaram da necessidade de construção de uma nova sede do Poder Judiciário no município. Segundo eles, a falta de espaço, nas instalações atuais, tem gerado dificuldades às atividades. Junto com os outros magistrados da comarca, eles pediram andamento do processo no novo Fórum no TJBA.

Em Porto Seguro, estiveram presentes os juízes Michelle Menezes Quadros Patrício, Rodrigo Duarte Bonatti, Tibério Coelho Magalhães, Rafael Siqueira Montoro, André Marcelo Strogenski e Fernando Machado Paropat Souza. Além dos assuntos já citados, os magistrados discutiram sobre o requerimento que solicita a adoção de medidas necessárias para a criação de cargo em comissão de assistente de magistrado de 1º grau e também sobre as mudanças esperadas para o plantão judicial.

Os magistrados falaram da necessidade de implantação de mais uma vara cível na Comarca de Porto Seguro e pediram o apoio da AMAB para o pleito. Os juízes ainda discutiram sobre estrutura, e citaram como um dos principais problemas a questão da lentidão dos sistemas e da internet.

Em nome dos magistrados da região, o juiz Otaviano Andrade agradeceu a presença da presidente da AMAB e enfatizou a importância do projeto para a integração da classe. Ele também destacou o trabalho desenvolvido pela atual gestão da entidade.


Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950