• Publicações
DESTAQUE

AMAB realiza primeira edição do projeto “Conhecendo a Magistratura”


Atualizado em 18/03/2019 18:15:42

 

A AMAB realizou, nesta segunda-feira (18), a primeira edição do projeto “Conhecendo a Magistratura – Diálogos com a Sociedade”, que aconteceu na Faculdade Baiana de Direito, no bairro do Stiep. O objetivo da ação é promover uma rede de conversação entre magistrados e instituições, visando ampliar a consciência acerca da importância da atividade judicante. Participaram a presidente da AMAB, juíza Elbia Araújo, e os juízes Gilberto Bahia, Vinícius Simões e Leonardo Custódio, diretores da Associação. Eles foram recebidos pelo professor Vicente Passos.

A juíza Elbia Araújo abriu o encontro e citou detalhes do projeto, que envolverá, além de instituições de ensino, instituições públicas e meios de comunicação. Ela apresentou dados relativos à magistratura baiana e destacou a importância da associação para a classe. Também falou sobre o lado humano dos juízes e lembrou que, como qualquer ser humano, o magistrado tem vida familiar e também enfrenta problemas. “É preciso desconstruir um pouco a imagem que muitas vezes fazem do juiz. Trabalhamos muito e encaramos muitos obstáculos na nossa atividade”, citou.

O ingresso na magistratura foi detalhado pelo juiz Vinícius Simões, que, inclusive, apresentou dicas para uma melhor preparação para processos seletivos. “Tem que haver uma grande dedicação aos estudos”, enfatizou. Já o juiz Leonardo Custódio provocou os estudantes com situações hipotéticas para mostrar o quanto é difícil, muitas vezes, tomar decisões que atingem a vida das pessoas. Ele ainda mostrou os passos de quem segue a carreira.

“Somos obrigados a dizer não todos os dias, e isto incomoda ou gera insatisfação a uma das partes”, lembrou o juiz Gilberto Bahia, citando ainda a solidão na função de julgar. Ele ainda destacou a importância do fortalecimento das instituições, sobretudo o Judiciário, para garantir a liberdade e a democracia, e citou o comprometimento e a coragem como palavras que diferenciam o juiz.

Uma cartilha, produzida pela AMAB, foi distribuída aos estudantes, que aprovaram o encontro. Yin Yee Carneiro está no 3º semestre do curso de Direito e afirmou que, ainda cedo, decidiu que quer seguir a carreira de magistrada. “Gostei muito deste projeto, pois pude tirar muitas dúvidas a respeito da profissão”, disse. Icaro Matos, do 2º semestre, considerou “excelente” o encontro. “Além de esclarecedor, foi uma oportunidade de aproximar a comunidade acadêmica dos magistrados”, declarou.

Ao final da edição, o professor Vicente Passos agradeceu aos juízes pela realização do evento e pela disponibilidade em tirar as dúvidas dos estudantes e proporcionar informações sobre a atividade dos magistrados. A ação contou ainda com o apoio de Amanda Muller, do Núcleo de Apoio Profissional da Faculdade.


Últimas Notícias
Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950