• Publicações
Agenda

Associação dos Magistrados da Bahia lança projeto “O Juiz vai à sala de aula”


Atualizado em 04/06/2015 19:05:34

A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) lança nesta sexta-feira (08) o projeto “O Juiz vai à sala de aula”. O objetivo é promover uma rede de conversação entre magistrados e estudantes de Direito de diversas universidades baianas, visando ampliar a consciência dos futuros bacharéis acerca do exercício da atividade jurisdicional. O lançamento acontecerá durante a abertura da Semana Jurídica Carlos Ayres Brito, realizada pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), na Avenida Paralela, a partir das 19h.

A presidente da AMAB, Marielza Brandão Franco, destacou que o projeto nasceu da necessidade de discussão, no meio acadêmico, sobre significados acerca do Poder Judiciário e da atuação dos magistrados estaduais. O propósito, segundo ela, é, através do diálogo, estreitar o vínculo e suscitar um novo olhar sobre velhas ou cristalizadas questões na área. 

Uma cartilha, produzida pela entidade, traz informações sobre as funções e composição do Poder Judiciário, o funcionamento da Justiça estadual, a atuação de juízes e desembargadores e os modelos de juiz no contexto do paradigma do Estado Democrático de Direito. Também trata sobre a campanha “Questão de Justiça”, na qual a AMAB busca esclarecer à sociedade sobre as dificuldades enfrentadas pelos magistrados e os desafios na construção de um Judiciário mais célere.

A coordenadora do projeto, juíza Carla Ceará, destacou que os magistrados, além de refletir acerca da própria missão, buscam incorporar a visão do outro. “Vamos à sala de aula, ao lugar das intersubjetividades, para desconstruir pré-juízos, muitas vezes prejudiciais, e promover o repensar da função típica do Poder Judiciário. Afirmamos o compromisso com o cuidado e com a prestação, de forma afetiva e racional, e pela necessária via do devido processo legal, do direito mais justo ao caso concreto”, disse.


Últimas Notícias
Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950