• Publicações
Notícias

Boas Práticas – Projeto da juíza Ana Cláudia de Jesus apoia vítimas de violência


Atualizado em 11/07/2018 16:16:08

O projeto da juíza Ana Cláudia de Jesus Souza, titular da 2ª Vara da Justiça pela Paz em Casa, da comarca de Salvador, realizou mais um encontro mensal com as mulheres vítimas de violência (26). A ação aconteceu no auditório da unidade, localizada no 1º andar da Faculdade Ruy Barbosa, Campus Paralela.

A iniciativa foi criada pela juíza ao perceber que as vítimas chegavam para as audiências de instrução sem informações, a magistrada Ana Cláudia verificou a necessidade de adotar medidas para orientar o público e explicar as competências da Vara.

“Tem sido relevante o fato de as vítimas entrarem em contato umas com as outras, fazendo parte do processo. A condição de vítima não é para sempre. Cada uma pode mudar isso. E os encontros proporcionam o esclarecimento acerca dos trâmites legais e da própria Lei Maria da Penha”, destacou a magistrada.

O objetivo do projeto consiste em esclarecer as vítimas sobre os procedimentos legais e sobre a Lei Maria da Penha. Nos encontros, são prestadas informações, bem como apresentados a magistrada, o promotor de justiça, o defensor público, os delegados, a Rede de Apoio e a Ronda Maria da Penha.

O último encontro, em junho, contou com a participação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Uma das vítimas, que participa do projeto e fez um curso no Sebrae, intermediou a parceria.

Na oportunidade, estiveram presentes profissionais de beleza que promoveram curso de maquiagem e serviço de manicure. Além disso, o evento contou com palestra motivacional e, ao final, depoimentos das vítimas. Com o projeto, o clima de ajuda é estabelecido e as vítimas ficam mais à vontade até para relatar os casos.

Os próximos encontros na unidade estão marcados para 20/07 e 24/08. (Com informações do TJBA) 


Últimas Notícias
Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950