• Publicações
DESTAQUE

Congresso conta com a participação de 54 magistrados baianos


Atualizado em 25/05/2018 11:45:04

O XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados foi aberto na noite desta última quinta-feira (24), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió (AL). O evento conta com a participação de 54 juízes baianos, incluindo a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, Elbia Araújo. Com o tema central “A politização do Judiciário ou a judicialização da política?”, o encontro segue até amanhã (26) tem como principal objetivo discutir questões que interferem na atuação da magistratura e buscar alternativas e soluções.

O mais destacado evento da magistratura brasileira reúne, mais uma vez, importantes nomes do Poder Judiciário, entre eles ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. O Ministro Dias Toffoli, vice-presidente do STF, fez a conferência de abertura. Já o encerramento, contará com ministra Carmén Lúcia, presidente da Corte.

A programação inclui diversos painéis, palestras, oficinas e apresentações e teses. Nesta sexta-feira, a presidente da AMAB, Elbia Araújo, presidente a mesa do painel com o tema “Legislativo e Judiciário: judicialização da política?”, que contará com as participações do conselheiro do CNJ, Henrique Ávila, e da senadora gaúcha Ana Amélia.

Abertura - Para uma plateia de cerca de mil pessoas, o ministro Dias Toffoli, que fez a conferência magna, ressaltou o atual momento político do País e fez um paralelo com 30 anos atrás. “Os desafios ainda são superar as desigualdades sociais e regionais, combater a corrupção e garantir os direitos da chamada nova geração. Em 1988, o Poder Judiciário não tinha autonomia e tinha uma independência ainda enfraquecida. E hoje, 30 anos depois da Constituição Federal de 88, vivemos uma plena autonomia do Poder Judiciário e plena independência dos magistrados, do juiz em relação aos outros poderes”, afirmou.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, agradeceu a presença de todos. Na oportunidade, entregou a Comenda Cruz do Mérito a seis personalidades que se destacaram por seus esforços constantes para a melhoria e valorização do Poder Judiciário e da classe da magistratura brasileira, entre eles o Ministro Humberto Martins, vice-presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal.


Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950