• Publicações
Notícias

Curso Famílias e Sociedade discutiu aspectos atuais das relações familiares


Atualizado em 10/07/2017 17:48:32

O curso Famílias e Sociedade – Aspectos atuais das relações familiares, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, foi realizado nos últimos dias 06 e 07 de julho, na Escola de Magistrados da Bahia (Emab). Durante os dois dias, mais de 70 pessoas, inclusive de outros estados, participaram da capacitação, que abordou, entre os assuntos, a preservação da autonomia das pessoas Portadoras de deficiência, as Constelações Familiares e o Direito Sistêmico; alienação parental; novos arranjos familiares; união homoafetiva, e identificação de gênero.

A abertura do curso contou com as presenças do presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), juiz Freddy Pitta Lima; do diretor-presidente da ENM, Marcelo Piragibe; da diretora da Emab, desembargadora Maria de Lourdes Medauar; a diretora-adjunta da Justiça Eleitoral da ENM e diretora de cursos da Emab, juíza Patrícia Cerqueira, e do diretor do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) na Bahia, juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos. A coordenadora do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc Família) e juíza titular da 3ª Vara de Família e Sucessões de Salvador, Newcy Mary da Paixão Cunha, representou a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Maria do Socorro Santiago. Também prestigiaram a  Vice-presidente da AMAB, Elbia Araújo, e os desembargadores Sérgio Cafezeiro e Maurício Kertzman.

A primeira palestra foi proferida pelo promotor de Justiça Cristiano Chaves de Farias (BA), que falou sobre “A polêmica além da dor – a coisificação do afeto”.  Ainda pela manhã, o advogado Luciano Figueiredo (BA) tratou sobre a preservação da autonomia das pessoas Portadoras de deficiência.

“As Constelações Familiares e o Direito Sistêmico” foi o tema abordado por um dos maiores especialistas do assunto no país, o juiz Sami Storch (BA). Após proferir palestra, ele realizou dinâmica, que emocionou os presentes. Logo em seguida, finalizando o primeiro dia do curso, a juíza Vanessa Aufiero da Rocha (SP) falou sobre alienação parental e Oficinas de Divórcio e Parentalidade, mostrando a experiência da 2ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Vicente (SP).

No último dia (07), juiz Pablo Stolze Gagliano (BA) proferiu palestra sobre "Novos arranjos familiares nas famílias contemporâneas”. Ele foi seguido pelo professor de Direito Civil e de Direito Constitucional Aplicado da Universidade da Amazônia (UNAMA) e Universidade Federal do Pará (UFPA), Zeno Veloso, que tratou sobre temas atuais das sucessões, união homoafetiva e poliamor; o advogado Thiago Felipe Vargas Simões discorreu sobre ética, responsabilidade e compromisso: famílias possíveis. Já a advogada e desembargadora aposentada Maria Berenice Dias (RS) aprofundou o tema Identificação de gênero.


Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950