• Publicações
Notícias

Diretor da EMAB presenteia Ministro Dias Toffoli com obras raras


Atualizado em 16/03/2019 17:02:30

A Escola de Magistrados da Bahia, por intermédio de seu diretor, Desembargador Nilson Castelo Branco, ofereceu ao Ministro José Antonio Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justtiça (CNJ), obras raras sobre personalidades baianas. A entrega foi oportunizada pela Presidente da AMAB, Juíza Élbia Araújo, que recebeu Toffoli na sede social da Associação, em Piatã, acompanhada do Diretor da EMAB, no último dia 15 de março. 

O Ministro Dias Toffoli visitou a capital baiana para participar da solenidade de comemoração dos 410 anos do Tribunal baiano e foi presenteado com três obras raras: “Em Torno da Constituição”, “Ruy: o Estadista da República” e “Vultos que ficaram: os Irmãos Mangabeira”. A primeira obra consiste em uma coletânea de discursos e pareceres de João Mangabeira, durante a primeira metade do século XX, quando ocupou cadeira na Câmara dos Deputados. João Mangabeira foi um importante jurista e parlamentar baiano, um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro, de matriz democrática e cristã; foi discípulo direto de Ruy Barbosa.

A obra “Ruy: o Estadista da República” foi escrita por João Mangabeira, fazendo um contraponto ao livro “Um Estadista do Império: Joaquim Nabuco”. Por fim, a obra “Vultos que ficaram: os Irmãos Mangabeira” foi escrita por Sá Menezes, como homenagem aos irmãos Francisco Mangabeira, médico e poeta; Otávio Mangabeira, engenheiro, parlamentar, governador e ministro das Relações Exteriores; e João Mangabeira, advogado.

O diretor da EMAB, Desembargador Nilson Castelo Branco, salientou entre os livros ofertados o discurso de João Mangabeira na Câmara dos Deputados dirigido ao parlamentar Herculano de Freitas, que havia sido indicado à vaga no Supremo Tribunal. Na ocasião, o diretor da EMAB lembrou a tradição de grandes juízes oriundos do Congresso, os quais, sempre que eram indicados a uma vaga no Supremo Tribunal, outro parlamentar fazia discurso de homenagem. No referido discurso, com entrega de toga, João Mangabeira ressaltou a visão geral, o descortínio da nação que um deputado possui a respeito dos temas que, não raro, chegam à corte suprema.

O Ministro Dias Toffoli agradeceu e demonstrou vivo interesse na leitura das obras.

Fotos: Laiza Ramos


Últimas Notícias
Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950