• Publicações
DESTAQUE

Eleição da AMAB terá chapa única com Elbia Araújo na presidência


Atualizado em 04/10/2017 14:41:48

A eleição para a nova diretoria da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) do biênio 2018/2019 terá chapa única. A juíza Elbia Araújo é candidata a presidente. Ao seu lado, terá como 1º vice-presidente o desembargador Abelardo da Matta e 2ª vice-presidente a juíza Angela Bacellar. O pleito acontecerá no próximo mês de novembro, com votação por carta, eletrônica (pela internet) e presencialmente (cédula em urna).

A juíza Elbia Rosane Souza de Araújo, atualmente 2ª vice-presidente da AMAB, é titular na comarca de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador. Ingressou na magistratura em abril de 1999, com primeira titularidade na comarca de Acajutiba. Seguiu depois para Terra Nova e Coração de Maria. Também foi juíza auxiliar nas cidades de Cipó, Camaçari e Lauro de Freitas. Formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador, é pós-graduada em Direito e Magistratura, em Direito Eleitoral e em Ciências Criminais.

O desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto ingressou na magistratura em 1989. Atuou nas comarcas de Saúde, Tucano, Paulo Afonso e Santo Amaro da Purificação, até chegar a Salvador, em 1997. Foi juiz titular da 8ª Vara Criminal, além de assessor da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, na condição de Ouvidor Geral, e juiz auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior. Em 21 de dezembro de 2015, após eleito, foi empossado desembargador. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, é pós-graduado em Processo pela UFBA e em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Baiana de Direito e Emab. É mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania - UFBA e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais no Museo Social Argentino.

A juíza Angela Bacellar Batista, titular da 13ª Vara de Família em Salvador, é atualmente assessora especial da Corregedoria das Comarcas do Interior. Formada em Direito pela Universidade Católica, entrou para a magistratura em dezembro de 1990, inicialmente na comarca de Ibitiara. Passou por Jaguaripe, Sento Sé e Itaberaba, até chegar a Salvador, em 1997. Na capital, atuou na 84ª Vara de Substituições e também foi assessora especial da Presidência do TJBA e da Corregedoria Geral. É pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil.

CONSELHOS - São candidatos às nove vagas do Conselho Deliberativo os magistrados Rita Ramos, João Batista Bonfim Dantas, Ananias Freire, Eduardo Barreto, José Onofre, Horácio Pinheiro, Eduardo Padilha, Wander Cleuber Lopes, Oclei Alves, Newcy Paixão Cunha, Leonardo Rulian Custódio, Roberto Costa de Freitas Júnior e Andréa Tourinho.

Para o Conselho Fiscal, concorrem às cinco vagas: Andréa Padilha Palmarella, Argenildo Fernandes, José Carvalho, João Pinheiro, Paulo Cesar Bandeira de Melo Jorge, Maria Claudia Parente, Lina Falcão, Maria Helena Lordelo e Icaro Almeida Matos.


Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950