• Publicações
Notícias

Evento discute igualdade de gênero nesta sexta (1º), com exibição do documentário “A juíza”


Atualizado em 30/10/2019 14:03:36

O Grupo de Participação institucional Feminina do TJBA, com apoio da AMAB, realiza nesta sexta-feira, 1º de novembro, o evento “Com a Palavra, as Mulheres”. Haverá exibição do documentário 'A Juíza', seguido de debate sobre discriminação e igualdade de gênero. O encontro acontecerá a partir das 13h30, no auditório da sede do Tribunal, no CAB.

O filme “A Juíza” foi um dos mais vistos nos Estados Unidos, em seu ano de estreia (2019), além de ter sido indicado ao Oscar 2019. Conforme a sinopse do documentário, “Aos 86 anos, a juíza da Suprema Corte Americana Ruth Bader Ginsburg construiu um legado que a transformou em um ícone inesperado da cultura pop. Mas a trajetória singular que a levou até o posto mais alto da justiça americana é desconhecida, mesmo para os seus maiores admiradores.”

A supervisora do Grupo, desembargadora Nágila Maria Sales Brito, ressaltou que o referido Projeto é coordenado pela Associação de Advogadas “Elas Pedem Vista”, com o objetivo de promover e fomentar ações integradas relativas à temática da igualdade de gênero e de eliminação de qualquer forma de discriminação. Também busca, segundo ela, estimular o empoderamento feminino no tocante à acessibilidade de mulheres a cargos de poder, já tendo sido aplicado no Supremo Tribunal Federal, inicialmente, e em vários Tribunais de Justiça do país.

Já o Grupo de Participação Institucional Feminina atua na elaboração de estudos, análise de cenários, eventos de capacitação e diálogos acerca da política nacional de incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário, criado no âmbito do TJBA, por meio do Decreto nº 310, de 27 de junho de 2019, em observância ao quanto preceituado pela Resolução nº 255, de 04 de setembro de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

 

 

 


Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950