• Publicações
Notícias

Grupo de Trabalho promove discussão sobre igualdade de gênero institucional


Atualizado em 01/10/2019 16:00:38

O Grupo de Trabalho Participação Feminina no Judiciário promoveu uma discussão, na última sexta-feira (27), na sala de sessões do antigo Tribunal Pleno, na sede do TJBA. Na oportunidade, as juízas Ângela Bacelar e Rosana Fragoso Modesto, que integram a Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça, ministraram a palestra “Aspectos da igualdade de gênero institucional”. O evento contou também com a participação da capitã da Polícia Militar, Alcilene Coutinho Ramos Assunção, que falou sobre “Autoproteção na perspectiva da mulher”.

A Juíza Verônica Ramiro, integrante do Grupo de Trabalho, deu as boas-vindas e contou um pouco sobre as atividades desenvolvidas. Na oportunidade, ressaltou a importância de refletir sobre o assunto. “Precisamos voltar os nossos olhares para esta realidade, de como nós, mulheres, tratamos a nós mesmos e as outras mulheres institucionalmente”, afirmou.

Para a juíza Ângela Bacelar, a iniciativa do grupo é uma prova da preocupação do Tribunal com a segurança do servidor, e, em particular, da mulher. “Acredito que esta seja uma forma preventiva, pois fortalece a participação da mulher, e promove o empoderamento. A medida em que o grupo se preocupa em estimular a participação da mulher no âmbito do Judiciário, isto é algo digno de muito aplauso”, afirmou.

A importância do encontro foi também pontuada pela magistrada Rosana Fragoso, que o definiu como um evento de capacitação, para que as mulheres saibam sobre a igualdade de gênero institucional. Ela lembrou que o grupo é um desdobramento da resolução 255, do CNJ, para avaliar e identificar a atual situação no Poder Judiciário e quais as ações afirmativas desenvolvidas ou que poderiam ser tomadas. Ela ainda destacou as ações educativas, neste sentido, realizadas pela Universidade Corporativa (Unicorp).

Também integram o Grupo de Trabalho, a Desembargadora Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher do TJBA, e as juízas Rita Ramos e Andréa Paula Matos.

 


Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950