• Publicações
Notícias

Juíza baiana presidiu painel sobre fake news e redes sociais no VII Enaje


Atualizado em 26/05/2019 22:59:59

A ascensão das chamadas notícias falsas, mais conhecidas como fake news, e as redes sociais foram a temática de um dos painéis do VII Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje). A mesa foi presidida pela juíza baiana Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer, titular da 1ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos e Interditos e integrante da Secretaria de Prerrogativas da AMB.

A juíza Beatriz Fruet Moraes (TJPR), mostrou um estudo do Nielsen Norman Group (EUA) que mostrou que 81% dos leitores apenas “voltam os olhos” para o primeiro parágrafo de um texto da internet. A juíza Ana Carla Criscione dos Santos (TJSP), destacou em sua fala que a tentativa de contar mentiras e falsificar informações “sempre existiu na história do mundo”.

Para o presidente da Record TV, Luiz Cláudio Costa, que também participou das discussões, noticia falsa é desinformação proposital para criar o caos e gerar lucro a quem as disponibiliza. Já o deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP), 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, pontuou as ameaças que as fake news, potencializadas pela velocidade e amplitude de alcance das redes sociais, representam para a Democracia. (Com informações da AMB)


Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950