• Publicações
Notícias

Ministros do STJ recebem honrarias da Assembleia Legislativa da Bahia


Atualizado em 18/02/2019 16:12:02

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) prestou homenagem, na última sexta-feira (15/02), aos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e ao professor e advogado Roberto Rosas. Ao primeiro, baiano, foi concedida a Comenda 2 de Julho. Os demais receberam o Título de Cidadão Baiano. A solenidade foi prestigiada pela presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), juíza Elbia Araújo. Também estiveram presentes presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Britto; o corregedor do CNJ e ministro do STJ, Humberto Martins, o presidente do TRE, desembargador José Edivaldo Rotondano; o diretor da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), desembargador Nilson Castelo Branco, entre outras autoridades.

As proposições de concessão dos títulos foram de autoria do ex-deputado e atual senador Angelo Coronel. A naturalidade diversa dos agraciados – um baiano, um potiguar e um carioca – foi enaltecida por ele, para quem “a nossa identidade nacional não é geográfica, mas, sobretudo, afetiva”.

A Roberto Rosas, mais velho dos homenageados, ficou a incumbência de falar pelos três. Ele agradeceu a todos, em especial ao senador Angelo Coronel e ao deputado Diego Coronel, e falou da grande honra que é se tornar cidadão baiano, embora assim já o sentisse há mais tempo. “Nós, eu e meus colegas aqui homenageados, estamos felizes por esta outorga. Nós todos brasileiros nascemos na Bahia”, afirmou.

O corregedor do STJ, Humberto Martins, ao discursar, disse compreender a emoção dos agraciados, ao rememorar que também recebeu o Título de Cidadão Baiano em 2014. Ele citou nomes de personalidades do mundo jurídico do estado, como Ruy Barbosa, Orlando Gomes e Calmon de Passos, e celebrou: “Os homenageados são homens públicos que fazem jus às distinções que hoje lhe são outorgadas, em razão dos relevantes serviços que têm prestado ao Poder Judiciário nas suas respectivas áreas de atuação”. 

Entre as autoridades, também estiveram presentes o presidente eleito do TRE, desembargador Jatahy Fonseca Júnior; os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar; o procurador-chefe do Estado, Ruy Sérgio Deiró, representando o Governo estadual; o procurador de Justiça Geder Gomes, representado o Ministério Público; e o professor Celso Castro, representando a Ufba, além do atual presidente da Casa, deputado Nelson Leal. (Com informações da Alba)

 

Entrega da Comenda 02 de Julho ao Ministro Luís Felipe Salomão pelo Desembargador Nilson Castelo Branco

Fotos: Alba/TJBA


Últimas Notícias
Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950