• Publicações
Notícias

Presidente da AMAB participa de sessão especial pelo Dia de Conscientização do Autismo


Atualizado em 02/04/2019 19:20:29

A presidente da AMAB, juíza Elbia Araújo, participou nesta terça-feira (02), na Câmara Municipal de Salvador, da sessão especial pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O ato foi organizado pelo vereador Cezar Leite. Pais de crianças e jovens que possuem a Síndrome do Espectro Autista (TEA) estiveram presentes, além de representes de órgãos e entidades que atuam em prol de pessoas com autismo.

Elbia Araújo falou aos presentes sobre sua experiência como mãe de autista e disse ser esta uma escolha divina. “Aprendo mais com Amanda do que ela comigo”, disse, ao referi-se à filha de 18 anos. “Não são eles que têm que vir para o nosso universo, mas nós que devemos nos adaptar aos deles”, completou. Ao ler uma mensagem, em que citou as mães como anjos da guarda dos seus filhos especiais, emocionou muitos dos presentes no plenário da Câmara Municipal.

A presidente da AMAB é também diretora de Política Institucional e de Apoio para Magistrados com Filhos Especiais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

“Essa é uma oportunidade muito importante para mim. Muita coisa mudou na minha desde que vim trabalhar aqui. Agradeço ao vereador pela oportunidade e também aos meus colegas de gabinete que me tratam sem preconceito. Com eles eu me sinto incluso”, afirmou Emmerson Vagner dos Santos, primeira pessoa com autismo a ser nomeada como assessor parlamentar no Brasil.

“Sabemos que é preciso avançar muito nas esferas municipal, estadual e federal. Sou parceiro desta causa e na busca da inclusão dessas crianças nos serviços de saúde, educação e esporte”, disse o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior. “Comecei tudo pela causa autista, mas hoje nossa bandeira vai além. É a da garantia dos direitos e assim seguimos abraçando mais e mais causas”, completou o vereador Cezar Leite.

O vice-presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA) Leonardo Martinez, destacou que a entidade realiza atendimento pedagógico propiciando saúde, lazer, trabalho e inserção na sociedade. “Atualmente, 208 pessoas são assistidas pela entidade e temos uma lista de espera com mais de mil”, citou. Ele destacou a importância do apoio para a construção da sede própria da AMA e lembrou que hoje mais 220 mil pessoas na Bahia possuem a Síndrome do Espectro Autista, 43 mil delas em Salvador.

O juiz e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça da Bahia, Rilton Góes Ribeiro, também participou da mesa e falou da importância de todas as instituições na luta pela garantia de direitos. A mesa foi composta ainda pela presidente do Instituto Viva Infância, Maria Auxiliadora Mascarenhas, e pelo advogado e pai de autista Romeu Sá Barreto.

A sessão especial ainda contou com apresentação do grupo de crianças da AMA. Eles acompanharam com instrumentos artesanais a execução das músicas Bem Te Vi e Um Anjo. 

A presidente da AMAB também concedeu entrevista ao Portal do TJBA sobre o tema. Confira AQUI


Últimas Notícias
Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950