• Publicações
Notícias

Presidente da AMAB prestigiou inauguração do 1º Cartório Integrado de Sucessões


Atualizado em 10/07/2018 17:23:19

 

A presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, juíza Elbia Araújo, prestigiou nesta última segunda-feira (09) a inauguração do o 1º Cartório Integrado de Sucessões. A nova unidade que funciona no 3º andar do Fórum das Famílias, em Nazaré, reúne a 1ª, 2ª, 11ª e 13ª Varas de Família. A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, Gesivaldo Britto. 

No ato, a valorização da equipe fez parte do discurso da juíza da 1ª Vara de Família, diretora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), Patrícia Kertzman, que falou em nome dos juízes titulares das Varas integrantes da nova unidade e agradeceu ainda aos estagiários, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos advogados.

“Venho agradecer à mesa diretora, às corregedorias, aos colegas magistrados, inclusive aqueles que já estão na realidade de Cartório Integrado porque, realmente, nunca se importaram em nos ajudar, em nos orientar, inclusive durante o curso, compartilhar as suas experiências. Agradecer aos servidores, porque assim como nós juízes, o novo traz também algum receio, mas os servidores também se alinharam, se uniram. E eu acho que hoje, neste primeiro dia, dessa nova realidade, já experimentam o gosto dessa integração”, pontuou a magistrada.

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Gesivaldo Britto, também fez questão de enfatizar o trabalho desenvolvido por sua equipe técnica, a qual elogiou, afirmando ter sido agraciado por Deus. O presidente ressaltou a necessidade de melhorar a atividade-meio para garantir a excelência da atividade-fim do Poder Judiciário.

Conforme o juiz Humberto Nogueira, Assessor Especial da Presidência – Magistrados (AEP I), a iniciativa tem se destacado como uma prática positiva em outros tribunais pelo país. Aqui na Bahia, o projeto foi iniciado na gestão da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago e também tem colaborado com a efetividade da prestação jurisdicional. “Desde a implantação do 1º Cartório Integrado, já foram apresentados resultados positivos. Melhora na produtividade dos servidores e magistrados das serventias reunidas. E, por esse motivo, a atual gestão decidiu manter e ampliar essa iniciativa, por ser uma das suas prioridades a valorização do primeiro grau”, avaliou o juiz.

Segundo o presidente do TJBA, os Cartórios Integrados, cujos processos são 100% digitais, tiveram sua produtividade aumentada em 30% desde sua implantação. Isso evidencia a importância da desburocratização e da modernização do sistema cartorário. O projeto é uma iniciativa da Diretoria de Primeiro Grau (DPG) e possui como patrocinadores a Assessoria Especial da Presidência – Assuntos Institucionais (AEP II), unidade liderada pela juíza Rita Ramos; e a Secretaria Judiciária (Sejud), sob a gestão do servidor Antônio Roque do Nascimento.

Estiveram presentes também na solenidade o 1º vice presidente do TJBA, desembargador Augusto de Lima Bispo; a corregedora-geral da justiça, desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos; a desembargadora Nágila Maria Sales Brito; o desembargador Maurício Kertzman Szporer; a desembargadora Aracy Lima Borges; o procurador do estado da Bahia Cláudio Santos Silva; a defensora pública Janaína Canário, representando o defensor público Geral Clériston Cavalcante de Macêdo; a defensora pública Rosane Assunção; a juíza titular da 13ª Vara de Família, Ângela Bacellar Batista; a juíza substituta Cassinelza Lopes, juízes e servidores. (Com informações do TJBA)

 

Fotos: TJBA 


Últimas Notícias
Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950