• Publicações
Notícias

Projeto Justiça Restaurativa será lançado em Ilhéus nesta quinta-feira (13)


Atualizado em 11/09/2018 17:55:05

A comarca de Ilhéus receberá o Projeto Justiça Restaurativa: “Um olhar sobre as crianças e adolescentes de Ilhéus” nesta quinta-feira (13), ás 14h, no Salão do Júri do Fórum Epaminondas Berbet de Castro.  O projeto é de autoria da juíza Sandra Magali Brito, titular da Vara de Infância e Juventude da comarca, em parceria com Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, entre outras entidades públicas e privadas. 

No lançamento, o Projeto será apresentado às cinco escolas públicas de ensino fundamental da Rede, que participarão do trabalho e, em seguida será realizada uma reunião para avaliação dos questionários que foram enviados anteriormente para as instituições, como primeira etapa do processo. Também será feita elaboração do círculo restaurativo com diretores, professores e funcionários da Rede, com o objetivo de identificar a real situação relacional dos alunos. 

"O grande diferencial do projeto é que ele é todo articulado, todos irão trabalhar e ter um olhar em relação ao contexto daquela comunidade escolar e cada um vai realizar o seu trabalho, que já é da própria competência, porém utilizando as técnicas da Justiça Restaurativa. Nós pretendemos com isso reduzir os problemas de violência, conseguir uma pacificação e, resolver os conflitos de uma forma diferenciada", explica a magistrada Sandra Magali. 

Além de aplicar a Justiça Restaurativa nas diversas instituições que lidam com crianças e adolescentes no enfrentamento à violência e solução de conflitos e disseminar a prática no ambiente escolar, o Projeto busca reduzir o número de ações ajuizadas perante a Vara de Infância e Juventude, prevenir a inserção desses jovens na rede de acolhimento, em decorrência da violência intrafamiliar e, capacitar os profissionais da área. 


Últimas Notícias
Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950