• Publicações
Clipping

Tribunal de Justiça instala terceiro Cartório Integrado amanhã (25) com projeção de aumento de 30% na produtividade


Atualizado em 25/04/2017 11:42:23

O terceiro Cartório Integrado será inaugurado na tarde desta terça-feira (25), às 17h, no 3º andar do Edifício Orlando Gomes, anexo ao Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador. A unidade reunirá as 3ª, 6ª, 14ª e 16ª Varas de Relações de Consumo com a expectativa de 30% no aumento da produtividade nessas unidades.

O primeiro cartório integrado, instalado em agosto de 2016, registrou um aumento de 17,9 % na produção de sentenças das unidades. Após a unificação das varas, entre 22 de agosto de 2016 e fevereiro de 2017, 1851 sentenças foram registradas pelo primeiro cartório integrado.

Os servidores e juízes que trabalharão no novo cartório participaram de um curso de capacitação para o uso do Serviço de Atendimento Judiciário (SAJ) promovido pela Diretoria de Primeiro Grau e a Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia na última terça-feira (18).

A unidade, que será comandada pelos juízes Claudia Silva Mesquita, Maria de Lourdes Oliveira Araújo, Júnia Araújo Ribeiro Dias e Maurício Lima de Oliveira, dá seguimento ao projeto implantado pela presidente do TJBA desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, com o primeiro Cartório Integrado em 2016.

De acordo com a juíza Júnia Araújo Ribeiro Dias, a unidade reunirá magistrados de perfis semelhantes, proporcionando uma homogeneidade na metodologia de trabalho que possibilitará uma maior celeridade na circulação dos processos. "A expectativa para esse novo cartório integrado é a melhor possível", disse.

Capacitação – Para os magistrados envolvidos no projeto, a capacitação realizada pela Universidade Corporativa do TJBA, juntamente com a experiência adquirida nas unidades anteriores garantirão o sucesso desta nova unidade. "Esse tempo que o Tribunal de Justiça está dando é importante para o processo", defende a juíza Maria de Lourdes Oliveira Araújo.

O magistrado Maurício Lima de Oliveira vai além. Para ele, o projeto dos cartórios integrados vai melhorar a produtividade. "O projeto é bom, e com esse treinamento a produtividade será excelente", disse.

Para Marcus Vinícius Grangeon, diretor de secretaria desde 2009, a capacitação para a realização de tarefas específicas e a motivação dos servidores são componentes fundamentais para que a nova empreitada dê certo. "Tenho acompanhado o Tribunal de Justiça crescer. Hoje vivemos numa situação digitalização, e chegamos a segunda onda do processo digital pra unir esforços e dar sinergia ao trabalho", contou.

Fonte: TJBA


Últimas Notícias
Associação dos Magistrados da Bahia - Fórum Ruy
Barbosa, 4º andar, sala 413. Salvador, BA
Tel. 71 3320-6950