A Justiça que atende a você, cidadão, exige atenção!

Os juízes têm a missão de garantir que os direitos sejam respeitados. Para isso, eles dedicam o seu tempo, energia, conhecimento, sensibilidade. Os juízes correm riscos, enfrentam pressões e trabalham com afinco e imparcialidade, para resolver conflitos que aumentam a cada dia.

A verdade é que, cedo ou tarde, você, como tantas outras pessoas, pode precisar da decisão de um juiz.

-

Carta Aberta ao Cidadão Baiano

Faltam Juízes

São cerca de 4 magistrados para cada 100.000 habitantes na Bahia. A ONU estabelece a média de 400 processos por ano para cada juiz.

Faltam Assessores

Aproximadamente um terço dos magistrados não conta com a colaboração de um bacharel em direito para auxiliá-los.

Falta Segurança

Aumentam os números de ataques e invasões a Fóruns e casas de magistrados, além de ameaças à integridade física dos juízes.

Faltam Servidores

Há cerca de 10 anos não é realizado concurso público. Os servidores se aposentam, adoecem e não são nomeados novos funcionários.

Carta Aberta ao Cidadão LER

Apoiadores

AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros

SÉRGIO JUNKES | VICE-PRESIDENTE
"Gostaria de dizer aos colegas que não desanimem. É preciso enfrentar a situação, se comunicar com a sociedade, mostrar à sociedade o que o magistrado faz. Há muitos horizontes para que essa realidade mude. A partir desse movimento, cada vez mais, isso vai se tornar uma constante no pensamento de todos"

OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Estado da Bahia

LUIZ VIANA | PRESIDENTE
"Nós precisamos mostrar à sociedade que estamos juntos. A AMAB e os juízes podem contar com a OAB, com a advocacia e com este advogado, Luiz Viana, para este trabalho"

AMPEB - ASSOCIAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA

ALEXANDRE SOARES | PRESIDENTE
"Há um grito represado na Justiça baiana. Eu vejo juízes e promotores abatidos na sua rotina de trabalho, desestimulados. A sociedade talvez não faça ideia que há juízes abusando da criatividade para fazer uma unidade judiciária funcionar. E a sociedade baiana tem direito de ouvir esse grito que começa a ser dado hoje"

ADEP-BA - Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia

SORAIA RAMOS | PRESIDENTE
"O sistema de Justiça é um tripé: tem a acusação, a defesa e o julgador. Se qualquer pé estiver desequilibrado, o sistema de Justiça estará desequilibrado e, consequentemente, quem sofrerá com isso é a sociedade"

Amatra 5 - Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região

RAFAEL MENEZES | DIRETOR
"Quero parabenizar os colegas pela excelente e corajosa iniciativa de trazer para a sociedade esses problemas que os juízes vivenciam. Existem estudos comprovando que o juiz brasileiro tem a maior produtividade do mundo"

SINTAJ - Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia

ANTONIO JAIR | PRESIDENTE
"É com muita alegria que o Sintaj percebe essa mudança, com as categorias unidas buscando nossos anseios e necessidades, mas, em primeiro lugar, buscando melhorias para a sociedade baiana"

SINPOJUD - Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário

MAURÍCIO BARBOSA | DIRETOR
"Esta campanha é um grito de alerta em relação à precariedade do serviços judiciários em nosso estado. Nós, servidores, estamos no dia a dia com o cidadão e percebemos a insatisfação da sociedade em relação à prestação jurisdicional. Este é um ato que não tem caráter corporativo, mas sim democrático"

SINDIMED - Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia

FRANCISCO MAGALHÃES | PRESIDENTE
"Os juízes precisavam demonstrar a realidade que estão vivendo: a falta de magistrados, de servidores, de condições de trabalho. Esse é o momento de chamar a sociedade e discutir essas questões"