Clipping

Porto Seguro: PJBA inaugura novo CEJUSC, sala passiva e sala de depoimento especial na comarca

Na última quinta-feira (29), ocorreu mais uma inauguração no interior da Bahia. Foi a vez da Comarca de Porto Seguro receber um Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), uma Sala Passiva de Videoconferência e uma Sala de Depoimento Especial.

Em seu discurso, o Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, explicou sobre a sala de depoimento especial, ressaltando que esse procedimento deve ser realizado em local acolhedor e apropriado, com infraestrutura e espaço físico, de forma a garantir a privacidade da criança e do adolescente.

‘’Precisamos, especialmente, minimizar danos causados à criança e ao adolescente, vítimas de violência nas suas múltiplas naturezas, valorizando a sua palavra e evitando a revitimização, ou seja, quando reiteradamente são compelidas a narrarem os fatos vividos e, com isso, reviverem os dramas sofridos’’, destacou o Presidente.

Em relação à Sala Passiva, esta é a 13ª entregue no Estado da Bahia, sendo um instrumento de inclusão social vinculado ao Juízo 100% Digital, conforme pontuou a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição e dos projetos de implantação do Juízo 100% Digital no âmbito do PJBA. Na oportunidade, a Desembargadora apresentou dados do Relatório Justiça em Números do CNJ, no qual o Judiciário baiano aparece em 3º lugar no número de unidades do Juízo 100% Digital, com 706 repartições.

‘’Tudo isso faz com que esta administração fique marcada por uma feição voltada para o social, uma função, também, que pertence ao Poder Judiciário. Nós não somos só aqueles que devem ficar atrás dos computadores, fazendo o nosso trabalho, mas nós devemos ir buscar os problemas da sociedade e criar soluções’’, declarou a Desembargadora Cynthia.

Já o Diretor do Fórum de Porto Seguro, Juiz Marcelo Strogensk, destacou que a solenidade foi mais um dia histórico para a Comarca e salientou a importância da visita oficial do Desembargador Presidente à cidade.

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, o Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco; o Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, Corregedor-Geral da Justiça; a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; o Juiz André Marcelo Strogensk; e a Juíza Nartir Dantas Weber, Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab).

Fonte: TJBA