Clipping

Juíza apresenta mostra fotográfica “Morada” em Salvador; trabalho registra vida nas celas penitenciárias

De 17 a 28 de julho, o átrio do prédio principal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) será palco da exposição fotográfica “Morada”, da juíza Jeine Vieira. Com a curadoria de Uiler Costa-Santos, a abertura da mostra acontece no dia 17 de julho, às 17h.

As fotografias retratam percepções da juíza titular da Vara de Execuções Penais de Lauro de Freitas em visitas ao conjunto penal do município. A magistrada, por meio de fotos, apresenta lugares do presídio, sem necessariamente representar ou identificar as pessoas, a fim de entender o significado daquele espaço, “mostrar o invisível e instigar interpretações”.


A Jeine Vieira retrata cenários em que ela esteve presente e lhe despertaram reflexões. “A arte do pouco e do simples, das cores e texturas das paredes. Seus riscos, desenhos e mensagens. A roupa laranja e pendurada. O raio de luz que entra, suave, pela pequena janela e ilumina aquele ambiente de uma dureza própria”, define.


Para a magistrada, a diferença está nos detalhes e no olhar. “Acreditando na possibilidade de mudança do ser humano, através do trabalho, da família, da leitura e da fé, mostro este espaço em que se busca uma ressocialização, uma mudança de comportamento dos que ali estão”, afirma a juíza.


A mostra, promovida no TJ-BA por meio da Assessoria de Ação Social (AAS), conta com o apoio da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) e da Escola de Magistrados da Bahia (Emab).


Fonte: Bahia Notícias