Clipping

Fotografias da Juíza Jeine expostas no edifício-sede do TJBA retratam a “Morada” no presídio; apenados visitam a exposição

Internos do Conjunto Penal de Lauro de Freitas visitaram a exposição fotográfica ‘Morada’, produzida pela Juíza Jeine Vieira, exposta no átrio do Tribunal de Justiça da Bahia, na última quarta-feira (19).  

As fotografias retratam percepções da Juíza Titular da Vara de Execuções Penais de Lauro de Freitas em visitas ao Conjunto Penal da comarca. A Magistrada, por meio de fotos, apresenta lugares do presídio, sem necessariamente representar ou identificar as pessoas, a fim de entender o significado daquele espaço, “mostrar o invisível e instigar interpretações”. 

Jadieldson Cerqueira, estudante de Psicologia, não escondeu a gratidão e admiração pelo trabalho desenvolvido pela Juíza. “Em palavras, definir a doutora Jeine Vieira, eu não acharia uma palavra melhor a não ser um anjo enviado por Deus. Ela tem feito a diferença não somente na minha vida, mas também na vida de todos os internos”.  

Marcos Santos, Ajudante de Pedreiro, elogiou a empatia da Juíza Jeine Vieira, com os apenados do Conjunto Penal. “Para mim, ela é uma mãe, porque é uma pessoa que tem um coração muito aberto pelos internos, que precisam de ajuda e oportunidade”, disse.  

A Juíza retrata cenários em que ela esteve presente e lhe despertaram reflexões. “A arte do pouco e do simples, das cores e texturas das paredes. Seus riscos, desenhos e mensagens. A roupa laranja e pendurada. O raio de luz que entra, suave, pela pequena janela e ilumina aquele ambiente de uma dureza própria”, define. 

Conheça mais sobre a obra, a história e a exposição da Juíza Jeine.