Clipping

PJBA nomeia mais dois juízes substitutos, totalizando 50 novos magistrados neste mês

Mais dois juízes substitutos foram nomeados pelo Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Lourival Almeida Trindade. Eles foram aprovados no último concurso do PJBA, regido pelo Edital nº 1, de 26/09/2018, para ingresso na carreira da magistratura, e se juntam aos outros 48 nomeados na segunda-feira (07/06).

A primeira chamada desta seleção pública aconteceu em dezembro de 2020, com a nomeação de 50 juízes, que entraram em exercício no final do mês de abril deste ano, após passarem pelo curso de formação inicial, promovido pela Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

A posse oficial dos recém-nomeados, os quais passarão a integrar o Poder Judiciário baiano, está prevista para ocorrer no dia 5 de julho. Os novos Juízes deverão ser designados para realização de um mutirão de saneamento, durante o mês de julho, organizado pela Presidência, através da Assessoria Especial da Presidência I – Magistrados e da Diretoria de Primeiro Grau, para atuação nas Unidades Judiciárias com maior taxa de congestionamento processual.

Além disso, a partir do dia 2 de agosto, os novos juízes substitutos do PJBA darão início ao curso de formação inicial. A valorização do 1º Grau de Jurisdição, por meio da nomeação de novos juízes, foi um compromisso firmado pelo Desembargador Presidente, quando assumiu o cargo, em 3 de fevereiro de 2020.

Fonte: TJ-BA