Clipping

Walter Barone assume vice-presidência da União Internacional de Magistrados

Cargo fortalece a magistratura do Brasil e da América Latina

O secretário-adjunto de Relações Internacionais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Walter Barone, foi eleito vice-presidente da União Internacional de Magistrados (UIM) e presidente do Grupo Ibero-americano da mesma entidade, em assembleia virtual realizada entre os dias 11 e 13 de setembro. A eleição do desembargador para ocupar a vice-presidência da UIM vem coroar todo o trabalho que ele tem desenvolvido na instituição nos últimos anos, onde até o momento exercia o cargo de Presidente da 1ª Comissão de Estudos (Assuntos Institucionais).

“O cargo tem muita relevância e fortalece a magistratura do Brasil e da América Latina”, elogiou o secretário de Relações Internacionais da AMB, Geraldo Dutra de Andrade Neto.

Eleito para o mandato de dois anos, com possibilidade de recondução, o magistrado Walter Barone orgulha-se da posição que passa a ocupar e expressa o significado desse momento também para a AMB, entidade que representa na UIM.

“Essa eleição reflete o protagonismo e a representatividade que a AMB tem perante as entidades internacionais de juízes. Ademais, ela resulta também da força que o Poder Judiciário tem no Brasil, o que é reconhecido pelos demais países, que sabem que o nosso País tem um Poder Judiciário independente”, enfatizou.

O novo vice-presidente destacou, ainda, que outros dois brasileiros também comporão os quadros da UIM durante a próxima gestão: Paulo Roberto Dornelles Júnior (TRT 4ª Região) foi eleito vice-presidente da 4ª Comissão de Estudos (Direito do Trabalho) e Flávia Viana (TJ-PR) foi reeleita vice-presidente da 2ª Comissão de Estudos (Direito Processual Civil).

Walter Barone, que também é Presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados (FLAM) aproveitou a oportunidade para agradecer à presidente da AMB, Renata Gil, pelo apoio que recebeu à sua candidatura, bem como ao ex-presidente, Jayme de Oliveira, em cuja gestão foi eleito Presidente da FLAM. “A minha trajetória no associativismo internacional não teria sido possível sem a confiança e o apoio que sempre recebi da Presidente Renata e do Presidente Jayme”, ressaltou.

Saiba mais sobre a UIM

A União Internacional de Magistrados – UIM (ou International Association of Judges – IAJ, em seu nome em inglês), com sede em Roma (Itália), tem como membros as associações nacionais de juízes de 94 países localizados nos cinco continentes, entre as quais a AMB.

É uma entidade privada, apolítica, sem fins lucrativos, cujos objetivos principais são:

– defender a independência judicial e, por consequência, os Direitos Fundamentais;

-promover estudos e o intercâmbio de ideias sobre a temática do Direito entre seus membros;

“A independência judicial é um dos pilares da democracia e um requisito indispensável para o exercício da atividade jurisdicional de forma livre e imparcial”, finalizou Barone.

Fonte: AMB