Clipping

Núcleo Socioambiental e Unicorp promovem o webinário “Impactos Ambientais, Desafios À Conservação e o uso Sustentável da Baía De Todos-Os-Santos”; Inscreva-se

Acontecerá, no próximo dia 14/10, às 10h, o Webinário “Impactos Ambientais, desafios à conservação e o uso sustentável da Baía de Todos-os-Santos”, a ser promovido pelo Núcleo Socioambiental do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp). O evento será transmitido pelo canal do PJBA no YouTube.

Ao todo, serão ofertadas 500 vagas e os interessados já podem se inscrever via Sistema de Educação Corporativa (Siec). Cabe ressaltar que, para receber certificado de participação é imprescindível realizar a inscrição e confirmar presença no momento do evento, por meio de formulário disponibilizado na descrição do próprio vídeo.

Faça aqui sua inscrição – público interno
Faça aqui sua inscrição – público externo

A iniciativa será direcionada aos magistrados, servidores, representantes do Ministério Público, Autoridades Municipais e Organizações Sociais das comunidades banhadas pela Baía de Todos-os-Santos, a fim de discutir temas relevantes e pertinentes aos impactos ambientais, com enfoque aos prejuízos que podem ocorrer aos pescadores artesanais e marisqueiros.

O debate terá como base a execução do Plano de Ação do PJBA que visa a implementar a Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual determina a integração da Agenda 2030 ao Poder Judiciário, despertando a consciência socioambiental para direcionamento das ações específicas do tema contemplado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 14 – “Vida na água”, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A proposta também atenderá ao Plano de Logística Sustentável do PJBA e ao Planejamento Estratégico da Corte com o objetivo de aprimorar técnicas, qualificações e expansão do conhecimento.

O Webinário contará com a participação especial do Presidente do PJBA Desembargador Lourival Almeida Trindade; do Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Nilson Castelo Branco e da Coordenadora do Núcleo Socioambiental, Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho.

A palestrante será a Dra. Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima, Assessora-Chefe de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a juíza Laura Scalldaferri Pessoa será moderadora do evento. Já os juízes Raimundo Nonato Borges Braga, Ouvidor-Geral e Gilberto Bahia de Oliveira, Coordenador do Cejusc Socioambiental, atuarão na palestra como debatedores.

O Núcleo Socioambiental, atualmente coordenado pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, é composto pelas Juízas Marta Moreira Santana, Eduarda de Lima Vidal, Marina Rodamilans de Paiva Lopes da Silva, Renata Mirtes Benzano de Cerqueira, Ana Cláudia Silva Mesquita e Laura Scaldaferri Pessoa; os Juízes Fábio Alexsandro Costa Bastos, Marcelo Silva Britto, Raimundo Nonato Borges Braga e Gilberto Bahia de Oliveira; os Secretários Pedro Lúcio Silva Vivas (Seplan), Fabrício Nascimento Ferreira (Sead), Bianca Serra Araújo Henkes (Sejud) e Luís Augusto Bahiense Cardoso (Setim); e os servidores Thaís Fonseca Felippi Pimentel, Vanessa Santos Travessa, Maurício de Oliveira e Silva, Ana Tereza Cincurá de Souza Dantas, Leonice Santos Salgado, Jorge Medrado Júnior, José Romilson Mascarenhas, Matheus Honorato dos Santos Oliveira e Rosângela Campos de Oliveira.

Tem como objetivo o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de indicadores de desempenho descritos no art. 6º da Resolução CNJ nº 400/2021. Para a Desembargadora: “Sustentabilidade não é um ato único, é um processo progressivo e contínuo de reeducação, de mudança de paradigmas, de uso racional e responsável dos recursos naturais com vistas ao bem comum”.

Fonte: TJ-BA