Notícias

EMAB participa de novo ciclo de palestras da Fundação Orlando Gomes

A Escola de Magistrados da Bahia participou no último dia 26 de setembro, da palestra “Considerações sobre o aborto e a visão de Orlando Gomes”, ministrada pela Professora Monica Aguiar, doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A mesa de debate foi presidida pelo Professor Rodrigo Moraes Ferreira, Doutor em Direito Civil pela USP e Professor de mesma cátedra na Universidade Federal da Bahia.
Durante o evento, a professora de Direito Civil da Universidade Federal da Bahia apresentou reflexões para a compreensão do abortamento dentro de uma perspectiva de integralidade do sujeito, bem como debateu artigo seminal do Professor Orlando Gomes que, há várias décadas, em pensamento vanguardista e intuitivo, já defendia a descriminalização do aborto.
As intervenções da platéia foram diversas, contando com ricas contribuições dos Desembargadores Nilson Castelo Branco, do Desembargador Mário Albiani Junior e da Desembargadora Nágila Brito.
Para o diretor da EMAB, o Desembargador Nilson Castelo Branco, a Escola de Magistrados apóia iniciativas acadêmicas dessa natureza, a fim de promover e estimular espaços de debate que tentem construir argumentos para os tecidos cada vez mais complexos e multidisciplinares das crises jurídicas enfrentadas pelos magistrados e juristas de modo geral.