Notícias

AMAB apoia ‘Novembro Azul’ e alerta para prevenção à saúde do homem

Neste mês, a campanha Novembro Azul, mais uma vez, busca alertar e conscientizar a sociedade, em especial os homens, para a importância da prevenção e atenção às doenças masculinas, com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A AMAB também abraça esta causa.

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou mais de 50 anos sem estes fatores devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, segundo o MS. E devem ter atenção redobrada pessoas com histórico familiar da doença (pai, irmão e tio) e obesos. Homens negros também sofrem maior incidência.

O desembargador aposentado João Pinheiro afirma que vai regularmente ao médico e faz exame de PSA livre e total para acompanhar a testosterona. “Até hoje não tenho problema de próstata. No entanto, tenho dois irmãos mais novos que são portadores de CA de próstata em tratamento há quatro anos, e uma outra com CA de mama, em tratamento há três anos. Ambos estão estáveis”, informou. Ele entende que uma boa parte dos homens, por preconceito ou até mesmo por falta orientação, deixa de se cuidar, sofrendo depois as consequências “terríveis” desse mal.

O juiz Alerson do Carmo Mendonça (46), da Comarca de Itapetinga, afirma que, diante do cotidiano estressante que muitos magistrados enfrentam, tem se preocupado com a saúde. “Ter momentos prazerosos no ambiente familiar é muito importante.  Devido à grande carga de trabalho que temos, mesmo com uma demanda de trabalho de 24h, precisamos separar um tempo para cada coisa. Então, é necessário ter atenção e colocar limites para não deixar o estresse tomar conta da saúde mental e física”, disse. Ele afirma ainda que busca se alimentar de uma forma mais adequada e com acompanhamento de uma nutricionista. “Uma alimentação saudável, beber bastante água e praticar atividade física são fatores muito importante que tento seguir”, enfatiza.   Ele também faz exames regularmente, e no mínimo uma vez no ano, realiza um check-up.

Cuidados

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Entre os sintomas estão dificuldade de urinar, dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência ou presença de sangue na urina e/ou no sêmen. A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), trata-se de um tumor altamente curável quando diagnosticado na fase inicial. Ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, não fumar nem consumir bebida alcoólicas são algumas das recomendações para a prevenção.

 

ASCOM/AMAB