Notícias

AMAB entrega medalha do mérito aos juízes Renata Gil e Jayme de Oliveira

A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) realizou na noite desta última quinta-feira (9) a entrega da medalha do Mérito Wilton de Oliveira e Souza aos juízes Renata Gil e Jayme de Oliveira, atual e ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), respectivamente. O ato aconteceu na sede social, no bairro de Piatã, em Salvador.

A honraria é oferecida pela entidade é concedida a pessoas que, através de seu trabalho, deram contribuição expressiva para o Judiciário. A medalha leva o nome do primeiro presidente da AMAB, desembargador Wilton de Oliveira e Souza, cuja gestão ocorreu entre 1965 e 1967.

A presidente da AMAB, Elbia Araújo, destacou a atuação dos dois magistrados. “Pude testemunhar seus esforços, suas angústias e também suas muitas vitórias. Com eles, estive ao lado em muitas reuniões, encontros e mobilizações”, afirmou. Ao falar sobre Jayme de Oliveira, disse que o ex-presidente da AMB é líder nato e incansável no seu trabalho diário. Um negociador com uma habilidade para poucos. “É um ser humano com diálogo fácil, que nunca perde o afeto e o respeito por todos. É um mestre que muito orgulha a magistratura, e pessoa de grande elevação espiritual”, citou. Sobre Renata Gil, disse que a sua força foi traduzida na consagradora eleição para presidente da AMB. “Eis uma mulher guerreira e determinada, mas que não perde a simplicidade e a ternura. Renata é uma pessoa por quem temos muito respeito e admiração”, destacou.

Ao receber a homenagem, Renata Gil ressaltou o carinho que tem pela Magistratura baiana, em nome dos magistrados Patrícia Cerqueira, Freddy Pitta e Elbia Araujo. “Podem esperar todo o meu empenho, vontade, coragem e determinação para fazer valer a independência do Poder Judiciário”, agradeceu.

Jayme de Oliveira, ex-presidente da AMB, disse se sentir honrado em receber a homenagem da Magistratura baiana. “Agradeço aos amigos Elbia e Freddy. Conseguimos durante minha gestão construir a unidade na Magistratura e eles fizerem parte desse projeto”.

Os desembargadores Mario Albiani Júnior e Maurício Kertzmam representaram o Tribunal de Justiça da Bahia. No ato, também estiveram presentes diretores da AMAB e magistrados.

Perfis – Primeira mulher a assumir a presidência da AMB, a magistrada Renata Gil foi empossada no último dia 11 de dezembro. É juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), estado onde nasceu. Formou-se em Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em 1994, e ingressou na magistratura fluminense em janeiro de 1998. Foi também a primeira mulher a assumir a presidência da Associação dos Magistrados do estado do Rio de Janeiro (Amaerj), no biênio 2016-2017, sendo reeleita para o biênio 2018-2019. Na AMB, ainda foi vice-presidente da entidade.

O magistrado Jayme de Oliveira esteve à frente da AMB no triênio 2017-2019. Juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), foi também presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), por dois mandatos: nos biênios 2014-2015 e 2016-2017. Foi fundador do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam), entidade voltada ao estudo do direito interno e internacional, e presidente da mesma instituição, além de membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

 

Confira mais fotos AQUI