Notícias

Congresso começa hoje e reunirá cerca de 1,7 mil magistrados em Salvador

Começa hoje (12), na capital baiana, o XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, que segue até sábado (14), no Centro de Convenções de Salvador. Cerca  de 1,7 mil juízes, desembargadores e ministros de tribunais superiores de todo o país participarão do evento. A realização é da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e co-realização da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). A abertura contará com conferência magna do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.

O coordenador geral do evento e ex-presidente da AMAB, juiz Freddy Pitta Lima, afirmou que o objetivo é realizar o melhor congresso da história da entidade. “Teremos grandes palestrantes, inclusive internacionais, sobre temas importantes para a magistratura, contando com a presença e participação, ainda, de ministro da Suprema Corte. Estamos ajustando todos os detalhes para realizar um evento proveitoso e seguro para todos os magistrados”, ressaltou. Ele ainda destacou o impacto do evento para a economia da capital baiana.

A presidente da AMAB, Nartir Weber, falou da satisfação de receber na Bahia grandes nomes do Judiciário no país, além de juízes focados na qualificação e interessados no debate de grandes temas. O congresso é o maior evento da magistratura no país.

“Vamos tratar das questões fundamentais do Direito hoje, com foco nas demandas do Brasil, e, ao mesmo tempo, com um olhar global para os desafios que os novos tempos já colocam à nossa frente”, destacou a presidente da AMB, Renata Gil.

Participações – Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Cármen Lúcia também participarão dos painéis, nos dias seguintes, assim como os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, Antonio Saldanha Palheiro e Luis Felipe Salomão.

Entre os debatedores, também participarão o ministro do Superior Tribunal do Trabalho (TST), Alexandre de Souza Belmonte; os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Claudia Bucchianeri, Carlos Bastide Horbach e Mauro Campbell Marques, entre vários outros magistrados. Entre os palestrantes, destaque para o professor da Faculdade de Direito de Harvard (EUA) e escritor norte-americano, Lawrence Lessig.

Legado – O Congresso deixará um legado para a capital baiana. Uma sala digital, com computadores, tablets e máquina fotográfica foi doada para uma escola municipal, por meio do projeto Escola Digital de Economia Criativa (Co.liga), que busca conectar jovens, profissionais e empresas de diferentes segmentos de atuação no campo da economia criativa. “Além de trazer o congresso para Salvador, o que proporcionará um grande retorno para a cidade, estamos proporcionando um legado para novas gerações, e esperamos contribuir para o aprendizado desta garotada”, afirmou Freddy Pitta Lima.

Juízas afegãs – As juízas afegãs ameaçadas pelo Talibã que se refugiaram no Brasil após missão humanitária coordenada pela AMB também falarão aos participantes do Congresso. Haverá abordagem sobre o Sistema de Justiça no Afeganistão e as ameaças à independência judicial ao redor do mundo.