Notícias

Desembargador José Aras filia-se à AMAB na próxima terça-feira (14)

O novo desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), José Soares Ferreira Aras Neto, filia-se na próxima terça-feira (14) à Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). O ato acontecerá às 10h na sede da entidade, no Fórum Ruy Barbosa, com presença da presidente da entidade, Elbia Araújo, diretores, magistrados e familiares.

Advogado desde 1999 e Professor de Direito, José Aras foi nomeado desembargador do TJBA pelo governador Rui Costa, no dia 20 de dezembro de 2019, após ser escolhido pelos seus pares em lista sêxtupla e eleito pelos desembargadores na relação tríplice encaminhada ao governo, em abril deste ano. Ele ocupa a vaga 61ª da Corte baiana, pelo Quinto Constitucional, na classe dos advogados.

Perfil – José Soares Ferreira Aras Neto é filho dos professores Maria José dos Santos Aras e Fernando Antonio da Silva Prado. Nascido em Salvador, passou a infância e juventude na cidade de Euclides da Cunha. Foi menor aprendiz no extinto Baneb, professor de História e Geografia da rede pública de ensino do Estado. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1998 e especializou-se em Direito Público no ano seguinte. Como Professor Universitário, lecionou na Escola Livre de Direito Josaphat Marinho; na Universidade Católica do Salvador e na Universidade Federal da Bahia. Fundou, em 2012, o Centro de Estudos José Aras (Cejas), do qual é Diretor Pedagógico e Professor de Direito Administrativo. É Docente/Orientador em várias Universidades e Faculdades de Direito na Bahia e no Rio de Janeiro.

Em 2015, recebeu Comenda Cruz de Reconhecimento Social, Gran Comendador, Soberana Ordem da Sociedade Intercontinental de Ciências, Jurídicas e Sociais. Já publicou mais de dez livros jurídicos. Como desembargador, José Aras Neto atua na 5ª Câmara Cível.