Notícias

Desembargador Lourival Trindade eleito presidente do TJBA

O desembargador Lourival Almeida Trindade foi eleito, nesta quarta-feira (04) novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para o próximo biênio. Ele obteve, em segundo turno, o apoio de 28 desembargadores, ficando à frente da desembargadora Cynthia Maria Resende, que contou com 27. A posse acontecerá em fevereiro de 2020.

O Pleno elegeu como 1º vice-presidente o desembargador Carlos Roberto Araújo. Já a 2ª vice-presidência ficará com o desembargador Augusto de Lima Bispo. Foi eleito Corregedor Geral de Justiça o desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva, enquanto a Corregedoria de Comarcas do Interior ficará a cargo do desembargador Osvaldo Almeida Bomfim.

“Tenho que agradecer sinceramente, com meu coração aqui sensibilizado, pelo que eu vi aqui hoje: democracia na verdadeira acepção da palavra. Eu vi aqui um processo político com pessoas discutindo ideias, um processo democrático muito bonito. Vamos trabalhar em conjunto. Se há alguma tempestade pairando sobre nós, vamos assumir a posição do verdadeiro timoneiro, que diante da tempestade, em plena embarcação, segura o leme sem olhar para cercanias, e procura buscar os longes do horizonte. Os desafios são naturais e nós sempre teremos que nos deparar com eles ao longo da nossa existência. A vida, por exemplo, nunca me quis no caminho fácil, mas aprendi desde cedo ter coragem e força”, afirmou, emocionado, o desembargador Lourival Trindade.

Ele elogiou sua principal concorrente, Cynthia Resende, e citou o “apreço” que tem pela desembargadora: “uma pessoa cheia de ternura humana”. Também agradeceu aos demais colegas do Pleno, servidores e juízes de primeiro grau.

Presidente – Natural de Érico Cardoso (BA), o Desembargador Lourival Trindade é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBa); pós-graduado nos cursos de Especialização em “Novos Direitos e Direitos Emergentes” e Direito Processual; mestre em Direito Econômico da Facultad de Ciencias Jurídicas, Políticas y Sociales de la Universidad Autónoma de Asunción; e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino. Foi professor de Direito Processual Penal da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB).

Foi eleito desembargador através da vaga de advogado (5º Constitucional), tendo sido Conselheiro da OAB-BA de 2001 a 2003. Tomou posse no Tribunal de Justiça da Bahia em 2008, e em 2014 assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).