Notícias

Nova Mesa Diretora do TJBA é empossada

A nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) foi empossada, nesta segunda-feira (03), em cerimônia realizada no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa. O desembargador Lourival Almeida Trindade assume a presidência para o biênio 2020/2022. A presidente da AMAB e diretora de Política Institucional e de Apoio para Magistrados com Filhos Especiais da AMB, juíza Elbia Araújo, esteve presente na solenidade.

A 1ª vice-presidência passa a ser conduzida pelo desembargador Carlos Roberto Santos Araújo. O presidente em exercício e 1º Vice-presidente, desembargador Augusto de Lima Bispo, continua na Mesa Diretora, agora como 2º vice-presidente. A Corregedoria Geral da Justiça fica a cargo do desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva. Para a Corregedoria das Comarcas do Interior assume o desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim.

Otimista, o desembargador Lourival Trindade citou o poeta Fernando Pessoa para falar dos desafios: “Não tenho medo do desafio, aprendi a desafiar o desafio”. Afirmou que busca, incessantemente, práticas republicanas, que, segundo ele, representam dever de todo homem público. “Estamos conscientes de que vivemos tempos sombrios, em que vem acontecendo um desencantamento em relação a todos os poderes. Os cidadãos se encontram desalentados, principalmente numa sociedade em que a ética se transformou em uma palavra vazia, como se fora uma velharia”, disse.

A presidente da AMAB disse acreditar que o desembargador fará um bom trabalho na presidência do TJBA, e lembrou que o mesmo se mostra preocupado com a situação do primeiro grau. “É um magistrado com grande conhecimento e sempre atuou com muita dedicação. Tenho certeza que fará uma grande gestão”, afirmou Elbia Araújo.

Além de desembargadores e juízes, a solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, como o governador Rui Costa; o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Leal; o prefeito de Salvador, ACM Neto; a procuradora geral de Justiça, Ediene Lousado; e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Aires Brito.

Fotos: Nei Pinto/TJBA