Notícias

Presidente da AMAB conhece novos projetos desenvolvidos pela COJE

A Presidente da AMAB, Juíza Nartir Weber, visitou, nesta última segunda-feira (18), a Coordenadoria dos Juizados Especiais (COJE), na sede do Tribunal de Justiça. A convite da coordenadora da unidade, juíza Fabiana Oliveira Pellegrino, ela conheceu a sala de apoio aos magistrados e os núcleos de trabalho, em especial o de tecnologia e inovação.

Idealizado pela nova gestora da COJE, o Núcleo de Tecnologia e Inovação busca propor soluções em tecnologia da informação para o Sistema dos Juizados Especiais. A iniciativa objetiva automatizar rotinas, simplificar procedimentos, reduzir custos e, assim, incrementar a celeridade processual. Visa a concretizar, segundo a magistrada, a priorização da Justiça de 1º Grau anunciada pelo Desembargador Lourival Trindade.

Fabiana Pellegrino destaca a importância da automação para o Poder Judiciário. A implantação de um robô na Secretaria das Turmas Recursais constitui o primeiro projeto colocado em prática. Essa ferramenta já realizou a baixa automática de centenas de processos julgados para as suas unidades de origem. A Coje pretende expandir a automação para outras tarefas cartorárias repetitivas, como: a expedição de citações e intimações, habilitações e desabilitações de advogados e designações de audiências.

A presidente da AMAB revelou sua satisfação em ter contribuído na interlocução da Coordenadora da COJE com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Fernando Cerqueira, pioneiro em projetos de TI, muito importantes dentro do sistema de tecnologias, no Poder Judiciário pernambucano.

Na visita da presidente da AMAB, também acompanharam Nartir Weber as juízas Luciana Luna, Josefa Cristina e Anna Ruth, da Comarca de Feira de Santana.

Fotos Laíza Ramos