Notícias

Presidente da AMAB participa de inauguração de agências do BRB, em Salvador

A juíza Nartir Weber, presidente da AMAB, esteve presente, nesta quinta-feira (9), na inauguração da primeira agência do Banco Regional de Brasília –BRB, na Bahia no prédio do Tribunal de Justiça. A instituição será o novo agente exclusivo para a prestação de serviços de captação e administração dos depósitos judiciais, administrativos e fianças, bem como dos recursos destinados ao pagamento de precatórios e Requisições de Pequeno Valor – RPV, pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) a partir de janeiro de 2022.

As unidades, localizadas, uma no TJBA e outra no Fórum Ruy Barbosa, terão processos de abertura de contas diferenciados. Mesmo as unidades sendo presenciais, o cliente fará todo processo na palma da mão, pelo celular. O BRB é também a única instituição financeira do país que disponibiliza o PIX Judicial. O sistema irá permitir acesso, de forma on-line, a recursos disponíveis em contas de depósito judicial, cumprimento de ordens judiciais de forma automática e imediata, saldo e extrato de contas envolvidas em processos judiciais, expedição de alvarás, entre outras ferramentas.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa, que participou da inauguração, comentou sobre a importância da instituição e agradeceu o apoio da AMAB. “Precisamos ter um olhar ampliado e com sentimento social. O BRB tem crescido e mostrado a importância de um banco público e na Bahia não será diferente. O apoio da AMAB em acreditar e estar presente dentro do grupo de trabalho, foi de extrema importância para esse sucesso”, afirma.

Na ocasião, Nartir Weber enfatizou sobre o empenho de todo grupo de trabalho envolvido na transição e implantação do BRB. “A união de forças do Tribunal de Justiça da Bahia, da AMAB e da equipe do BRB resultou em avanços ainda maiores do que imaginávamos. É uma alegria imensa ver esse projeto tendo início. O estado da Bahia ganha muito com essa parceria”, destacou. A presidente ainda chamou a atenção para a coragem do presidente Lourival Trindade de Almeida em romper com um sistema que não atendia às expectativas da magistratura e das partes para trazer para a Bahia um banco novo que além de proporcionar melhorias nos serviços Judiciários, impactará positivamente na economia do Estado. Um ato que certamente ficará registrado como um dos mais importantes da sua gestão, pontuou Weber.

Também participou do evento o 1º vice-presidente da AMAB, o juiz Alberto Raimundo, que parabenizou o sucesso da implantação do sistema e das unidades.
Anteriormente às inaugurações, a Presidente da AMAB, participou da assinatura do primeiro alvará digital do Banco Regional de Brasília –BRB. O ato aconteceu na 10ª Vara de Fazenda Pública, que tem como titular o magistrado Eduardo Carvalho.

A AMAB, por sua presidente, acompanhou todo o processo de passagem do Banco do Brasil para o Banco de Brasília. A Comissão de Transição de Depósitos Judiciais tem como presidente a desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, que atuou proativa e incansavelmente para o sucesso da transição.
O Banco de Brasília submeteu à apreciação do TJBA um plano de ação para atender à demanda contratual, que inclui a previsão de instalar 47 agências físicas no Estado, além de correspondentes bancários em todos os municípios baianos.
A Amab, sempre que convidada, dá sua contribuição para a melhoria dos serviços Judiciários por conhecer de perto as demandas e problemas da classe, e sua presidente espera poder continuar contribuindo com a nova mesa, a ser empossada em fevereiro de 2022, para o engrandecimento do Poder Judiciário da Bahia.