Notícias

Presidente da AMAB parabeniza o TJBA pela nova sede da Unicorp

As presidentes da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Juíza Nartir Weber, e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil, participaram nesta quinta-feira (10) da cerimônia virtual que marcou a inauguração da nova sede da Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O investimento foi da ordem de R$ 2,5 milhões, proporcionando instalações mais modernas à instituição, que agora funciona em 1,1 mil metros quadrados, no quarto pavimento do Anexo II do Tribunal.

O ato, liderado pela presidente do TJBA, desembargador Lourival Trindade, contou ainda com as participações do Ministro Humberto Soares Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); do Procurador-Geral da República, Augusto Aras; do Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; do Vice-Diretor, Desembargador José Aras; e de toda a Mesa Diretora da Corte baiana.

Nartir Weber parabenizou os desembargadores Nilson Castelo Branco e José Aras pela conquista, que beneficiará magistrados em servidores. Ela ainda destacou o empenho da coordenadora-geral, juíza Rita Ramos e toda a equipe da Unicorp. A Universidade, que funcionava, até então, em um imóvel no bairro de Monte Serrat, passa a conta com uma melhor estrutura, além de mobilidade mais fácil.

A Juíza Renata Gil, presidente da AMB, igualmente parabenizou o presidente do Judiciário baiano pelo incentivo à atividade intelectual. A magistrada também destacou o trabalho do Desembargador Nilson Castelo Branco, Diretor-Geral da Unicorp, que, conforme enfatizou, acompanha de perto as ações da Universidade e “transcende as fronteiras da Bahia com o seu trabalho”.

A solicitação de transferência da sede foi feita pelo Desembargador Nilson Castelo Branco, Diretor-Geral da Unicorp, em junho do ano passado, com a entrega de ofício ao Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade. O documento foi baseado na economicidade e eficiência, levando em consideração os baixos custos com a mudança da sede para o Centro Administrativo da Bahia e os ganhos obtidos depois de uma análise e pesquisa realizada ao longo de três anos de atividade.

“Nada disse poderia ter sido feito sem o apoio do presidente Lourival Trindade, que estimula a disseminação do conhecimento plural, transversal e democrático, coerente com sua vocação de professor e intelectual”, afirmou o Desembargador Nilson Castelo Branco.

Para o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, a nova sede vai proporcionar maior produtividade a tosos que frequentam a Unicorp, em função de ser um ambiente próximo e seguro. “Que esta nova sede seja capaz, cada vez mais, de alargar, iluminar e ordenar o pensar do Direito e da Gestão Pública no Judiciário baiano”, afirmou.

O presidente do TJBA, Desembargador Lourival Trindade falou do seu apreço pela Unicorp e relatou acerca dos planos para a reestruturação da unidade, surgidos desde o início da sua gestão. Aproveitando o ensejo, pontuou diversas outras ações desenvolvidas desde que assumiu a presidência. Ele agradeceu às instituições que atuam junto ao Judiciário, a todos os servidores e magistrados, especialmente a Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Juíza Nartir Weber.