Notícias

Presidente da AMAB tem encontro com juízes de Lauro de Freitas

A presidente da AMAB, juíza Nartir Weber, esteve, nesta segunda-feira (18), em Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador, onde manteve encontro com magistrados da comarca. Ela visitou as instalações do Fórum Criminal e Cível e ouviu dos juízes as principais demandas. Estiveram presentes os magistrados Antônia Faleiros, Hosser Araújo e Wilson Gomes de Souza.

Os juízes apresentaram os principais problemas enfrentados, como falta de segurança, acessibilidade, pouco espaço nas varas, falta de servidores e assessores, necessidade de instalação de varas de Família, Cível e Consumo. A criação de uma Vara de Violência Doméstica, a falta de servidores e o pouco espaço dos ambientes de trabalho também foram pontuados.

O juiz Hosser Araújo, titular da primeira Vara da Fazenda Pública, agradeceu à presidente da AMAB pela visita e falou sobre as demandas que são muitas. Enfatizou sobre a necessidade de maior espaço físico, sobre a instalação da Vara de Família e da falta de colaboradores.

Já a juíza Antônia Faleiros, da 1ª Vara Criminal, falou da necessidade de atenção para a Comarca, já que Lauro de Freitas, tem um grande número de habitantes, merece, segundo ela, uma estrutura de Fórum à altura, bem como uma quantidade de varas para atender à demanda. “Temos uma carência de varas cíveis e de atendimento a mulheres vítimas de violência. É urgente a instalação de uma Vara de Violência Doméstica, que possa, com olhar atento e especializado, atender, abraçar e acolher essas mulheres”, afirma.

A presidente Nartir Weber informou que as demandas foram anotadas e que, uma vez apresentadas em relatório pelo diretor do foro, serão encaminhadas ao Tribunal de Justiça, considerando a situação da comarca. Através do projeto Amab Presente, a presidente tem realizado encontros periódicos em diversas cidades, com o objetivo de ouvir e discutir com os magistrados as suas principais demandas, além de abordar pautas específicas da categoria para posterior encaminhamento ao Tribunal.