Notícias

Presidente do TJBA participou de Live em homenagem ao Dia do Magistrado

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Lourival Trindade, participou de uma Live, nesta última terça-feira (11), promovida pela AMAB, em comemoração ao Dia do Magistrado. O encontro também contou com as participações da presidente da Associação, Juíza Nartir Weber, e dos Juízes Alberto Raimundo Gomes e Luís Henrique Araújo, 1º e 2º vice-presidentes da entidade.

Na sua fala, o Desembargador abordou o contexto histórico do surgimento dos cursos de Direito no Brasil, lembrando que o Dia do Magistrado faz referência à fundação dos primeiros cursos de Direito no Brasil, em Olinda e São Paulo, no dia 11 de agosto de 1827.

Lourival Trindade afirmou que não se deve confundir problemas estruturais do Judiciário com a atividade do magistrado, enfatizando os esforços e a produtividade destes na prestação jurisdicional. E lembrou da carência financeira do Tribunal. O presidente ainda destacou que o juiz tem legitimidade democrática e também é um representante do povo.

Ao encerrar sua participação, falou dos desafios vivenciados no momento, relacionado à pandemia do novo coronavírus, deixando a sua mensagem de esperança, com versos de Cecília Meireles.

Os representantes da AMAB agradecerem ao presidente do TJBA pela participação pela mensagem aos magistrados, e enfatizaram o preparo do desembargador para liderar o Judiciário da Bahia, sobretudo no atual momento.

 

Confira aqui a LIVE: