Notícias

Webinário discutiu dignidade e inserção da pessoa surda

A Escola de Magistrados da Bahia – EMAB e o Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do TJBA realizaram, na noite de ontem, segunda-feira (26), o webinário com o tema “O estudo de Libras e a dignidade da pessoa surda no exercício de sua cidadania”. O encontro virtual, que foi mediado pela Juíza de Direito do TJBA Carmelita Arruda, foi transmitido no canal da escola no YouTube.

A coordenadora-geral da EMAB, Desembargadora Joanice Guimarães abriu o evento agradecendo o apoio da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) e a presença de todos os convidados. Ressaltou a importância do tema, principalmente nas unidades judiciais de todo o país. “A intenção deste encontro é fazer aprender de forma prática, didática, humana e relacional, para que possamos entender a linguagem e com isso minimizar essa diferença e facilitar o convívio das pessoas surdas”, afirmou.

Os participantes discutiram questões que envolvem as dificuldades de inserção da pessoa surda, os aspectos voltados ao mercado de trabalho e a importância do acesso à Libras. A juíza Carmelita Arruda de Miranda, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Alagoinhas, falou sobre as disposições normativas, compartilhou a experiência pela sua fluência na língua de sinais e pelo seu trabalho voluntário junto à comunidade surda.

O professor André Farias, fundador da Escola de Gestão expôs sobre os aspectos voltados ao mercado de trabalho e a importância do acesso à Libras. E o líder Religioso e professor, Nilton Sá Damasceno, mostrou como ultrapassou barreiras e tornou-se docente e liderança da comunidade surda.

Todo o evento foi traduzido simultaneamente para Libras e contou com a participação do intérprete Nilson Santos Nascimento, que é credenciado no Programa de Apoio aos órgãos Jurisdicionais do Tribunal de Justiça da Bahia, para a realização de perícias.

Ao final do evento, a Desembargadora Joanice destacou que o webinário realizado pela EMAB foi um marco, com muitas informações enriquecedoras. Agradeceu à presidente da AMAB, Juíza Nartir Weber; e ao Diretor em exercício da escola, Juiz Rosalvo Augusto, por todo o apoio. E saudou a participação das Desembargadoras Soraya Moradillo e Fátima Carvalho, da Juíza Substituta de 2º Grau Marielza Maués, de servidores da Comarca de Alagoinhas, de Matheus Oliveira – servidor do Núcleo Socioambiental do PJBA, da Professora Kátia Camillo, da Delegada Tânia Sodré e de todas as pessoas que interagiram prestigiando o evento.

Curso: O webinário serviu como partida para o Curso de Libras, que será ofertado pela EMAB em parceria com a Escola de Gestão Inclusiva e tem por objetivo, promover competências dialógicas entre pessoas ouvintes e pessoas surdas, mediante o desenvolvimento de um bom nível no desempenho comunicativo em Libras.

O curso será ministrado pelo Educador Executivo André Farias, palestrante, professor e intérprete de Libras, psicanalista e especialista em acessibilidade. As aulas serão síncronas via plataforma Zoom, toda segunda e quarta, a partir do dia 17 de Maio, sempre das 19h às 21h. Carga horária total: 40h.

*Associados AMAB, entrem em contato com a Secretaria da escola e descubra uma condição especial.

Clique aqui e inscreva-se:

http://andre.farias.vendas.store/curso-de-libras-da-escola-de-magistrados-da-bahia

Clique aqui pra assistir o webinário:

https://www.youtube.com/watch?v=DNNPd70gPRs