Notícias

2º vice-presidente da AMAB participa de encontro no TSE em Brasília

O 2º vice-presidente, juiz Luís Henrique Araújo, representou a AMAB, nesta quinta-feira (4), na reunião entre dirigentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e entidades estaduais com especialistas da Justiça Eleitoral, em Brasília. O presidente e o vice do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, estiveram no encontro.

A reunião aconteceu na sede do TSE, e o objetivo foi o fortalecimento dos laços entre a magistratura e a Justiça Eleitoral, além da defesa do modelo de eleição vigente no país desde a última década do século passado. O juiz Luís Henrique Araújo destacou a importância do encontro e da integração das entidades em favor da Justiça eleitoral, e reafirmou a confiança nas urnas eletrônicas.

A condução das explanações e conversas com os representantes da magistratura foi feita pela secretária-geral do TSE, Christine Peter da Silva. Fachin e Moraes agradeceram às lideranças pela presença no encontro e pela demonstração de união e apoio à Justiça Eleitoral. O presidente do TSE destacou que “os magistrados representam o papel de arquitetos da democracia, aqueles que constroem a estrutura do Estado Democrático de Direito, pilar imprescindível à consolidação da cidadania”.

Na oportunidade, os magistrados tiveram as dúvidas esclarecidas pela secretária-geral e pelo pessoal da área de informatização do TSE, encarregados de explicar as questões mais técnicas em relação ao voto, à urna eletrônica e ao processo de apuração e auditagem. Houve entendimentos sobre a troca de experiências e a forma com que levarão aos magistrados nos Estados as informações coletadas no encontro.