A Diretoria da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) participou da solenidade de recondução do Conselheiro João Paulo Schoucair no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida na manhã desta terça-feira (13), em Brasília. Estiveram presentes o Presidente da AMAB, Desembargador Julio Travessa, o 1º Vice-Presidente, Juiz Eldsamir Mascarenhas, o Secretário da entidade, Juiz Marcos Ledo, o Tesoureiro da AMAB, Juiz Hosser Araújo, e a Diretora de Comunicação, Juíza Josélia do Carmo.
A solenidade de posse foi conduzida pelo Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luís Roberto Barroso. O presidente falou sobre algumas das principais atividades já exercidas pelo conselheiro. “Aqui no Conselho, onde tem prestado bons serviços, João Paulo Schoucair atuou como presidente da Comissão Permanente de Aperfeiçoamento da Justiça Militar, do Fórum Nacional do Poder Judiciário para equidade racial e do Fórum Nacional do Poder Judiciário para monitoramento e efetividade das demandas relacionadas aos povos indígenas”, destacou Barroso.
Schoucair reafirmou o compromisso de desempenhar seu papel em conformidade com os preceitos constitucionais, buscando soluções que promovam o consenso, o diálogo institucional, a independência dos poderes e o absoluto respeito aos direitos e garantias fundamentais. “Continuarei dedicando todos os meus esforços ao seu aperfeiçoamento, visando uma Justiça cada vez mais acessível, transparente e eficiente”, reiterou Schoucair.
Para o Presidente da AMAB, Desembargador Julio Travessa, a presença de baianos no CNJ valoriza a Bahia e ajuda no fortalecimento e valorização da Magistratura baiana. “Ter baianos comprometidos com a ética e com a Justiça no CNJ muito nos orgulha, por demonstrar todo o potencial que a Bahia tem na área Jurídica. Para além disso, nos ajuda a fortalecer e valorizar cada vez mais a Magistratura baiana, por termos um bom diálogo e conseguirmos sensibilizar os conselheiros sobre as nossas principais demandas”, destacou Travessa.
João Paulo Schoucair é graduado em Direito (2002) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, com pós-graduação em Ciências Criminais pela mesma instituição. Atualmente, Schoucair é promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Desde 2022, o conselheiro ocupa a vaga do CNJ destinada a membro do Ministério Público estadual por indicação da Procuradoria-Geral da República.