Com o objetivo de discutir o papel do Poder Judiciário e da rede de proteção à mulher no enfrentamento da violência doméstica, o Simpósio de Combate à Violência Doméstica será realizado no dia 19 de setembro, às 19h, nas Faculdades Integradas Unesulbahia, em Eunápolis. O evento conta com o apoio da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) e reunirá especialistas da área de justiça e segurança pública.
A Juíza Michelle Quadros, com vasta experiência na vara criminal e competência para violência doméstica, será uma das palestrantes do evento. Ela proferirá a conferência sobre “A atuação do Poder Judiciário no combate à violência doméstica”, destacando as ações e os desafios do sistema judiciário no tratamento de casos de violência contra a mulher.
Além disso, a comandante da Base Comunitária de Segurança do Baianão e coordenadora da Rede de Proteção à Mulher (8° BPM), Juliana Costa, também participará do simpósio, abordando “A atuação da rede de proteção à violência contra a mulher na comarca de Porto Seguro”, trazendo uma perspectiva prática sobre as iniciativas locais de apoio às vítimas.
Os participantes do evento receberão certificados emitidos pela EMAB, reforçando a importância da formação contínua e da troca de conhecimentos no enfrentamento da violência doméstica. Segundo Marcelo Lagrota, juiz Diretor-geral da EMAB, o evento é importante para fortalecer o diálogo entre o Judiciário, as forças de segurança e a comunidade, promovendo a conscientização e o desenvolvimento de ações de proteção às mulheres, vítimas de violência.