O Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Desembargador Julio Travessa, foi homenageado durante a abertura do I Congresso Internacional Diálogos Humanistas, realizado de 16 a 18 de outubro, no Hotel Mercure, Rio Vermelho, em Salvador. Além dele, o Diretor-Geral da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), juiz Marcelo Lagrota também recebeu uma honraria da organização do Evento.
A EMAB, em parceria com a AMAB, foi uma das instituições apoiadoras do Congresso Internacional, inclusive oferecendo hospedagem aos palestrantes em seu hotel na sede social de Piatã, viabilizando a participação de magistrados no evento.
O Congresso teve como tema “IA e Direito: Desafios e Caminhos Interdisciplinares para uma Sociedade Inovadora e Sustentável”, com especialistas em direito e inteligência artificial de diversas partes do mundo, com destaque para a presença de juristas de Portugal e da Espanha .
O Congresso, coordenado cientificamente pelo Professor Clodoaldo Silva da Anunciação, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, visa fomentar discussões sobre os desafios éticos e legais da aplicação da inteligência artificial e o impacto dessas novas tecnologias na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Além da participação de renomados profissionais nacionais e internacionais, o evento contou com representantes de Insituicoes de Ensino Superior como a Universidade Autónoma de Lisboa, a Universidade de Vigo e importantes instituições brasileiras, incluindo UFBA, USP, PUC, UFSC, UESC e UNEB .