Notícias

Presidente da AMAB é homenageado pela Unicorp com a Medalha do Mérito em Educação Judicial

O Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Desembargador Julio Travessa, foi homenageado na manhã desta segunda-feira (25) pela, durante a comemoração dos 16 anos da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima do Tribunal de Justiça da Bahia, a Unicorp-TJBA.

Ao receber a medalha do Mérito em Educação Judicial Desembargador Mário Albiani , o Desembargador Julio Travessa dedicou a honraria a todas Magistradas e Magistrados da Bahia. “Essa homenagem deve ser dividida com todos aqueles que atuam em prol de um Judiciário melhor para todos os cidadãos. E receber essa medalha da Unicorp, na pessoa do Diretor Geral da Unicorp, Desembargador Jatahy Fonseca, muito dignifica a Magistratura baiana”, declarou o Presidente da AMAB.

Além de Travessa, mais 10 pessoas foram homenageadas com a medalha, entre elas Magistrados, Servidores, Juristas e Professores. A medalha, instituída pela Resolução nº 23 de 2021, homenageia aqueles que tenham contribuído para o desenvolvimento da universidade.

Como comemoração do aniversário da Unicorp-TJBA , será exposto de forma permanente, livros do Ministro Hermes Lima, doados pelo Professor Roberto Rosas, Ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As obras ficarão em uma estante, montada exclusivamente para exibi-los.

O Desembargador Cássio Miranda palestrou sobre a trajetória do jurista baiano Hermes Lima (1902-1978), Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, que dá nome a universidade.

Sobre a Unicorp: A Unicorp-TJBA foi instituída em 21 de novembro de 2008 por meio de Resolução nº 22/2008, “com a finalidade de institucionalizar e promover a gestão do conhecimento, por meio de processo de educação permanente, visando ao fortalecimento do Poder Judiciário do Estado da Bahia e à valorização de seus recursos humanos”.

A criação atendia às Resoluções nº 1 e nº 2, ambas de 2007, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), que tratavam, respectivamente, sobre o curso de formação para ingressar na magistratura e sobre os cursos de aperfeiçoamento para fins de vitaliciamento e promoção dos magistrados.

Também estava alinhada à necessidade de implementação de programa de capacitação continuada de magistrados e servidores, assim como ao Plano Diretor do Poder Judiciário do Estado da Bahia, o qual projetava uma escola para planejar, implantar, consolidar e expandir um sistema integrado de educação corporativa, alinhado às diretrizes e aos objetivos estratégicos definidos pelo TJBA.