Notícias

NOTA PÚBLICA – Pesar pelo assassinato da juíza Viviane Arronenzi (TJRJ)

A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), consternada, externa seu pesar pela morte prematura da juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Também presta solidariedade e condolências aos familiares e amigos. A magistrada, que tinha três filhas menores, foi brutalmente assassinada na tarde da última quinta-feira (24), véspera de Natal. A cerimônia de cremação acontece neste sábado (26).

O feminicídio precisa ser encarado e combatido com austeridade. Tem raízes na estrutura sexista e patriarcal, infelizmente ainda presente na sociedade brasileira. Não distingue faixa etária, condição econômica ou classes sociais, e configura-se em uma triste realidade em nosso meio.

Para a AMAB, são necessárias medidas efetivas para garantir o rigor da lei e o fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra as mulheres. Os números só apontam crescimento dos casos. Em média, diariamente, três mulheres são assassinadas, vítimas do feminicídio no Brasil, e a cada dois segundos, uma mulher é agredida.

A Associação lamenta profundamente o crime brutal contra a magistrada carioca, e contra todas as mulheres que enfrentam a violência doméstica. A magistratura atua pela paz social e está sempre pronta a contribuir na construção de uma sociedade mais justa e igual entre todos os homens e mulheres.

 

Luís Henrique Araújo
Presidente em exercício da AMAB